Guia de compras
Ferros de engomar: guia de compras
13 maio 2016

A resposta depende da quantidade de roupa que passa e das expectativas quanto ao desempenho.
Um ferro de engomar não deve ser nem muito leve, nem muito pesado e o fluxo de vapor convém ser bom para passar a roupa depressa e bem. Se for resistente a riscos e a calcário, melhor. Antes de comprar, pense se o modelo que prefere é fácil de usar e arrumar.
Mais pequenos do que os modelos com gerador de vapor, os ferros tradicionais estão prontos a usar rapidamente. Mas emitem menos vapor, demoram mais tempo a engomar e exigem abastecimentos frequentes de água.
Mais pequenos do que os modelos com gerador de vapor, os ferros tradicionais estão prontos a usar rapidamente. Mas emitem menos vapor, demoram mais tempo a engomar e exigem abastecimentos frequentes de água.
Escolher e comprar
Há recomendações gerais na compra de qualquer tipo de ferro de engomar.- Compare o preço em várias lojas. A partir de € 30 já encontra bons modelos tradicionais. A partir de € 100 consegue comprar um bom ferro com gerador de vapor.
- Mais importante do que a potência e o material de base, o fluxo de vapor emitido determina a eficácia de um ferro. Num modelo tradicional, 30 a 40 gramas de vapor por minuto é suficiente. Um bom ferro com gerador de vapor deve produzir pelo menos 80 gramas.
- Num sistema ou noutro, o peso do ferro não deve ser excessivo, sob pena de exigir mais esforço. Se for muito leve, prejudica a eficácia. O ideal é que o peso esteja bem repartido por toda a base e a pega seja fácil de agarrar e bem adaptada à sua mão.
- Em ambos os tipos, o vapor extra é útil para vincos e tecidos mais difíceis, como algodão ou linho. O fluxo de vapor contínuo permite fixar a emissão de vapor, para peças maiores e mais vincadas. Nos tradicionais, pode ser necessário regular o fluxo de vapor para roupa delicada.
- Arrumar ou enrolar o cabo de vapor e o de eletricidade é uma opção prática em quase todos os ferros. Verifique o comprimento do cabo, porque nalguns modelos, pode precisar de uma extensão.
- Verifique se o nível de água é visível para não desperdiçar água ao abastecer.
- Alguns modelos permitem a passagem a ferro na vertical. Se costuma passar algumas peças desta forma, escolha um modelo compatível.
- Os reservatórios amovíveis são práticos, pois pode enchê-los diretamente sob a torneira e esvaziá-los no lava-louças. A tampa do reservatório deve ser fácil de pôr e tirar sem esforço nem precisão.
- O botão para vaporizar e regular o nível de vapor, muito utilizado enquanto se passa a ferro, não deve requerer esforço nem ser de acesso difícil, sob pena de causar dor e desconforto a quem tem falta de forças nas mãos.
- A autonomia pode ser limitada ou ilimitada. Os aparelhos com autonomia limitada permitem passar durante uma hora a uma hora e meia. Para voltar a abastecer com água, tem de desligar o aparelho e esperar que arrefeça. Os modelos com autonomia ilimitada podem ser abastecidos à medida que passa. São ideais para quem passa muita roupa.
- O orifício para abastecer de água deve ser largo para evitar que deite por fora, sobretudo se tem mãos que tremem. Os reservatórios amovíveis são práticos. Pode enchê-los diretamente sob a torneira e esvaziá-los no lava-loiça. A tampa do reservatório deve ser fácil de pôr e tirar sem esforço nem precisão.
- O botão da temperatura deve ser de fácil acesso e prático de regular.
- O botão para vaporizar e regular o nível de vapor, muito utilizado enquanto se passa a ferro, não deve requerer esforço nem ser de acesso difícil, sob pena de causar dor e desconforto a quem tem falta de forças nas mãos.
Manutenção
Para eliminar o calcário e prolongar a vida do ferro, siga o método de limpeza no manual e as seguintes dicas:- Passe a roupa antes de estar completamente seca.
- Se usa máquina de secar, interrompa o programa um pouco antes de terminar ou escolha um para passar a ferro.
- As temperaturas baixas são apropriadas para tecidos delicados e vulneráveis a queimaduras. Para peças de roupa em algodão ou linho, regule a temperatura no máximo.
- Lave a roupa a temperaturas baixas e com programas moderados.
- Depois de usar o ferro com vapor, passe uma última vez a seco. A roupa fica mais bem passada.
- A resposta depende da quantidade de roupa que passa e das expectativas quanto ao desempenho.