Dicas

Ferros de engomar: como limpar o calcário

28 julho 2020
duas mãos levantam dois ferros de engomar em cima de uma tábua de passar a ferro

Para eliminar o calcário e prolongar a vida do seu ferro de engomar, o manual de instruções pode ser um grande aliado. Veja as dicas para ferros clássicos e com gerador.

O calcário acumulado pode entupir as saídas de vapor ou bloquear as zonas de aquecimento e prejudicar o desempenho do ferro de engomar.

Para remover o calcário, siga as recomendações do fabricante e adote cuidados simples. O manual de instruções indica como fazer esta operação e com que periodicidade.

Alguns ferros clássicos têm válvulas anticalcário. A maioria recorre ao sistema automático através do choque térmico: a base do ferro aquece mas não a água do depósito. Quando se abre a válvula anticalcário, a água (fria) passa pelas orifícios da base (quente), o que “pulveriza” as pequenas partículas de calcário. Faça isto sobre um pano velho ou junto ao lava loiça.

Nos ferros com gerador, alguns têm sistemas para remover o calcário acumulado, como um coletor. Há outros modelos de ferros com gerador que dispõem de um sistema anticalcário permanente (uma espécie de auto-limpeza).

Recomendamos que nos ferros com gerador de vapor esvazie o reservatório após cada utilização e, se possível, passe-o com alguma regularidade por água para remover eventuais depósitos de calcário.

Os nossos testes a ferros de engomar ajudam a escolher os modelos com a melhor relação entre a qualidade e o preço. Resistente aos riscos e ao calcário, não muito leve, nem muito pesado, prático e fácil de arrumar, com um bom fluxo de vapor para passar a roupa depressa e bem, é o retrato do ferro ideal.

Junte-se à maior organização de consumidores portuguesa

A independência da DECO PROTESTE é garantida pela sustentabilidade económica da sua atividade. Manter esta estrutura profissional a funcionar para levar até si um serviço de qualidade exige uma vasta equipa especializada.

Registe-se para conhecer todas as vantagens, sem compromisso. Subscreva a qualquer momento.

Junte-se a nós