Dicas

Ferros de engomar: como limpar o calcário

01 abril 2014

01 abril 2014

Para eliminar o calcário e prolongar a vida do ferro de engomar, alguns fabricantes apresentam soluções inovadoras. O manual de instruções é o seu melhor amigo.

O calcário acumulado pode entupir as saídas de vapor ou bloquear as zonas de aquecimento e prejudicar o desempenho do ferro de engomar.

Para remover o calcário, siga as recomendações do fabricante e adote cuidados simples. O manual de instruções indica como fazer esta operação e a periodicidade.

Choque térmico e armas de combate ao calcário
Entre os ferros clássicos, alguns dispõem de válvulas anticalcário. A maioria recorre ao sistema automático através do choque térmico. Com uma mudança brusca de temperatura, o utilizador pode quebrar o calcário “colecionado” no interior do ferro e este sai pelos orifícios da base.

Nos ferros com gerador, alguns exibem sistemas alternativos para remover o calcário acumulado, como um coletor. É o caso dos ferros Tefal GV7470 Express Autoclean e Rowenta DG8421 e DG8860 que já testámos. Os modelos GC7420/02 e GC7430/02 da Philips dispõem de um sistema anticalcário permanente.

Alguns ferros com gerador de vapor dispõem de um coletor de calcário para facilitar a remoção.

Aviso para retirar o coletor anticalcário: alguns ferros de engomar indicam quando deve fazê-lo.

Nos ferros com gerador de vapor, esvazie o reservatório após cada utilização e passe-o por água para remover eventuais depósitos de calcário.

Os nossos testes a ferros de engomar ajudam a escolher os modelos com a melhor relação entre a qualidade e o preço. Resistente aos riscos e ao calcário, não muito leve, nem muito pesado, prático e fácil de arrumar, com um bom fluxo de vapor para passar a roupa depressa e bem, é o retrato do ferro ideal.

Siga as instruções do fabricante. Os ferros de engomar clássicos dispõem de sistemas automáticos de limpeza através do choque térmico.

Base resistente aos riscos e bom fluxo de vapor são ingredientes básicos do ferro de engomar.