Como testamos

Ferros de engomar: como testamos

Como testamos ferros de engomar

Os ferros tradicionais e com gerador a vapor podem deixá-lo com dores nos braços e com a roupa com ar de estar ainda amarrotada. Os ferros fáceis de utilizar deixam a roupa imaculada, sem vincos. Saiba como testamos e avaliamos ferros de engomar.

 

Nos testes a ferros de engomar, os aparelhos são submetidos à análise e posterior avaliação segundo vários parâmetros.


A única maneira de ver se um ferro é bom, é passar com ele. Por isso, colocamos cada modelo à frente de um monte de roupa, composto por diferentes tipos de têxteis, para a análise com vários parâmetros.

  • Testes de desempenho para avaliar a passagem a ferro de peças de algodão, ganga e poliéster.
  • Quanto mais vapor um ferro deitar, mais rápido e mais fácil será passar com ele. Quando um ferro chega ao nosso laboratório, também medimos o fluxo de vapor em duas regulações distintas. Verificamos, ainda, funcionalidades específicas, como o tipo de ajustes e o botão para vapor de alta pressão. Descobrimos que ferros com uma potência mais elevada não produzem, necessariamente, mais vapor do que os modelos com uma potência menor.
  • Na durabilidade, medimos a resistência da base do ferro aos riscos, através do contacto com materiais abrasivos. O desgaste é registado. Os aparelhos são submetidos a um ciclo de funcionamento contínuo de 250 horas, para simular uma utilização média de 5 anos.
  • Para avaliar a facilidade de utilização, medimos vários parâmetros: manuseamento, facilidade de deslizamento e de enchimento e esvaziamento de água, entre outros. A ergonomia é considerada. Tem um papel essencial ao nível da utilização e compreensão dos comandos, do comprimento do cabo e da arrumação do aparelho.
  • Testamos a capacidade do ferro para prevenir a formação de calcário, que entope o sistema e faz com que os níveis de vapor baixem. Verificamos a resistência ao calcário ao longo do tempo de uma forma padronizada e medimos o fluxo de vapor em diferentes intervalos. No final, avaliamos se a função de limpeza e descalcificação é fácil.