Primeiras impressões

Yämmi 2 promete superar falhas do passado

24 agosto 2016
A Yämmi 2 já está à venda. O novo robô de cozinha pode ser comprado nas lojas Continente, Worten e on-line.

24 agosto 2016

A Yämmi 2 traz novidades como a balança incorporada, a função de colher inversa e o copo maior, mas é pouco interativa face a outros robôs de cozinha. 

Conseguirá este modelo competir com os melhores do nosso teste a robôs de cozinha? Superará os ensaios de durabilidade, onde reproduzimos as condições reais de utilização pelo consumidor? Estamos a testar a Yämmi 2 e em breve teremos a resposta; fique atento!

A Yämmi 2 custa € 399, tem bom design, não ocupa muito espaço e parece ter superado as fraquezas apontadas ao modelo anterior. Entre as grandes novidades destacam-se os programas automáticos, que têm tempos e velocidades predefinidos e permitem, por exemplo, picar legumes premindo um só botão.

A nova Yämmi 2.

A nova Yämmi 2 diz superar os pontos fracos da sua antecessora.

A nova versão do robô de cozinha possui balança incorporada e um copo maior, com capacidade para 2,5 l, à semelhança do modelo Kenwood kCOOK CCC200WH, sendo apenas superado pelo copo do Kenwood Cooking Chef Major KM 096 (capacidade para 3 l). É ainda anunciada a possibilidade de comprar um copo de 3,7 l em separado, um utensílio útil para famílias mais numerosas. Também o manuseamento do copo sofreu melhorias: parece-nos que colocar e retirar a tampa e encaixá-lo no robô se tornou mais fácil. 


O copo da nova Yämmi tem capacidade para 2,5 l.

O copo da nova Yämmi tem capacidade para 2,5 l. Há ainda a possibilidade de comprar, separadamente, um copo até 3,7 l.


A lâmina da Yämmi 2 roda nos dois sentidos (num dos sentidos pica e tritura e no outro funciona como misturadora), acabando com a necessidade de parar o cozinhado para trocá-la. As funções gerais disponíveis (como picar, triturar, e cozinhar a vapor) são semelhantes às dos restantes modelos já testados.

O painel tem boa leitura e é fácil de programar, mas a tarefa de definir os tempos de cozedura deveria ser mais prática. Seria também desejável que o sinal sonoro ouvido após a conclusão de cada fase fosse mais percetível.

O “pacote” de acessórios oferecidos com a Yämmi 2 inclui o “Livro de Receitas Essenciais” e a travessa para cozinhar em vapor.

O “pacote” de acessórios da Yämmi 2 mantém a oferta do “Livro de Receitas Essenciais”, mas deixa de incluir a balança, já que esta passou a estar integrada no robô.


O modelo fica aquém dos concorrentes mais interativos, que incorporam avanços como painéis digitais touch, com receitas guiadas no visor passo a passo. Assim, e embora exista uma app de receitas Yämmi, não é possível emparelhar o telefone com o equipamento; terá de manter o livro de receitas sempre à mão.

A nova versão do robô de cozinha do Continente inclui uma campanha especial de lançamento que oferece € 150 de desconto na compra do novo robô, em troca de máquinas Yämmi 1 compradas a partir de 2013

Imprimir Enviar por e-mail