Primeiras impressões

Ariete Saladino: cortador de legumes rápido e preciso

01 fevereiro 2012 Arquivado

01 fevereiro 2012 Arquivado

Leve, sem fios e simples de usar, é um aliado dos grandes apreciadores de saladas. O preço entre € 40 e € 50 e a reduzida dimensão do transportador de alimentos são os pontos fracos.

O Ariete Saladino não é um eletrodoméstico muito barato, pois pode exercer as mesmas tarefas manualmente. É um investimento para quem a apresentação das saladas é tudo e a destreza de mãos não é o forte.

Com um design inovador, ergonómico e compacto, este cortador de legumes tem uma bateria recarregável. O fabricante anuncia que corta até quatro quilos de cenouras, sem precisar de carregar a bateria. O manuseamento é facilitado pelo seu peso reduzido de um quilo.

4 tipos de corte diferentes
O espaço do transportador de alimentos é pouco generoso, o que obriga a cortar os legumes mais grossos a meio (longitudinalmente), para terem uma dimensão inferior a 3 centímetros de espessura. A largura pode chegar aos 5 centímetros. As cenouras, as batatas, os nabos e as courgettes mais grossas, por exemplo, têm que ser cortadas.

O espaço do transportador de alimentos é reduzido. Corte os legumes ao meio.

Os discos de aço inox que equipam o Ariete Saladino permitem quatro cortes distintos: fatias grossas, finas, ondulado e ralado. O ruído enquanto corta os legumes não é incomodativo, nem muito diferente de outro eletrodoméstico de corte, como a varinha mágica. 

Discos permitem 4 cortes distintos: fatias grossas, finas, ondulado e ralado.

A uma velocidade razoável, os alimentos mais moles, como courgettes e tomates, são cortados com precisão. De vez em quando, é preciso desmontar a máquina para libertar as fatias acumuladas nas laterais, que fazem o disco abrandar ou mesmo parar.

 À fatia ou ralado, o Ariete Saladino corta com precisão. 

As baterias de níquel-hidreto metálico (Ni-MH), que equipam o aparelho, têm menos “efeito de memória” e não devem, por isso, perder capacidade. Num aparelho novo, a autonomia é suficiente para cortar legumes para mais de 8 pessoas: 8 cenouras, 3 courgettes, 500 g de cogumelos, 2 alhos franceses, 2 nabos e 250 g de batatas, e ainda sobra carga para continuar.

Quando as baterias estão descarregadas, não é possível continuar a trabalhar com o aparelho ligado a corrente. Tem de ligar durante 12 horas para um carregamento completo.

O Ariete Saladino desmonta-se e monta-se com facilidade e todas as peças podem ser lavadas na máquina de lavar. A base com o motor e as baterias têm de ser limpas com um pano húmido. O sistema de segurança não permite funcionar sem estar corretamente montado.

O aparelho é desmontável e as peças podem ser lavadas na máquina.

No nosso teste rápido à durabilidade do aparelho, não verificámos problemas. Apenas denotamos uma rápida coloração dos plásticos após o corte de cenouras.