Notícias

Jullie quer ser robô, mas não cozinha e é limitado

12 maio 2016
jullie becken

12 maio 2016

O equipamento Jullie, lançado pela Becken, promete ajudar nas sopas e batidos por 79,99 euros. Descubra se vale a pena tê-la na sua cozinha.

A Jullie, à venda nas lojas Worten, promete fazer sopas cremosas, batidos, iogurtes e compotas. Experimentámos o aparelho e a avaliação não foi além da média, com algumas limitações no caso dos batidos.

Se procura um equipamento mais completo, veja os resultados dos nossos testes a robôs de cozinha.

Sopas cremosas
Em laboratório preparámos creme de ervilhas, creme de legumes, sopa de bebé (com carne) e um batido de maçã. Nos primeiros dois, o desempenho foi excelente. Produz uma sopa cremosa, com boa textura e homogénea.

O creme de ervilhas apresenta uma boa textura.
No caso da sopa de bebé, o resultado final apresenta um preparado com boa textura.
A Jullie faz uma sopa de bebé cremosa.
Batidos de fruta pouco homogéneos

O equipamento desilude no caso do batido de maçã (sugestão do próprio livro de receitas), pois a maçã não fica triturada. O resultado não é homogéneo, como pode ver nas imagens abaixo.

Utilização pouco prática
Se no desempenho os resultados são, no geral, satisfatórios, a facilidade de utilização e lavagem ficam muito aquém do esperado.

Com apenas um botão Start e um botão Menu, o painel é muito limitado. Não tem temporizador, nem permite saber quanto tempo falta para o programa acabar. Não é prático voltar atrás, caso se engane a selecionar o programa.

Lavar é outro problema. O copo devia sair e permitir ser lavado de forma independente. Mas existem várias limitações para a lavagem, quer do copo (onde está a alimentação elétrica), quer da parte superior onde está o painel. Não pode ser mergulhado em água, nem lavado na máquina da loiça.

Como limpar
Limpe as lâminas e o sensor de transbordamento, enxaguando-os debaixo da torneira (pode usar o escovilhão de limpeza).
Limpe a parte superior do motor e o exterior do copo com um pano húmido.
Lave o interior do copo de mistura, colocando-o debaixo da torneira. Pode utilizar o escovilhão de limpeza.
Limpe o equipamento com um pano seco.
Segurança precisa de melhorias
A Jullie é um equipamento seguro, mas com alguns aspetos a melhorar. Nos ensaios realizados em laboratório com uma das três amostras testadas, verificámos que a simulação de funcionamento do aparelho em vazio, a Jullie deixou de funcionar e fez disparar o quadro elétrico. 

O sistema de segurança destes equipamentos deve evitar curto-circuito, incêndio ou a intervenção de um sistema de proteção exterior ao aparelho, como o quadro elétrico. 

A ligação à terra deveria ainda ter mais uma proteção para evitar choques no contacto com as partes metálicas.

Mas em condições normais de funcionamento não põe em causa a segurança do utilizador.

Avaliação final não supreende
No geral, a Jullie é um produto algo limitado, na utilização e na versatilidade.

Os melhores resultados são obtidos na confeção da sopa. O mesmo não acontece quando se pretende fazer sumos.

Dadas as dimensões e funcionalidades, pode ser uma boa opção para fazer sopas de bebé ou para levar de férias. Mas mesmo na capacidade é limitada, pois só está disponível em dois tamanhos: 1,3 l e 1,5 l.

Imprimir Enviar por e-mail