Notícias

Espiralizadores em teste na cozinha e no laboratório

Início

Esculpem legumes em longas espirais e estão a conquistar o chef que há em nós. Testámos quatro espiralizadores elétricos em laboratório e convidámos 30 consumidores a avaliarem vários modelos manuais. Conheça os veredictos. 

04 junho 2018
espiralizadores

iStock

São uma boa alternativa às massas e o disfarce perfeito para levar as crianças a comerem mais legumes. Os zoodles são o novo must da cozinha saudável. Basicamente, são legumes em espiral. O nome resulta do casamento entre otermo italiano zucchini (curgete) e a palavra inglesa noodles (esparguete enrolado).Como é que se fazem? Usando o aparelho da moda: o espiralizador. A curgete é o ingrediente mais comum, mas é possível fazer zoodles com cenoura, batata, beterraba, abóbora, pepino, beringela e até com talos de brócolos.

Há-os manuais, que testam a destreza e a força do cozinheiro, e os elétricos, que fazem o trabalho quase todo, mas a um preço, em geral, bastante mais elevado.

Levámos quatro espiralizadores elétricos para o laboratório, a fim de pôr à prova desempenho, eficiência, facilidade de utilização e qualidade dos zoodles produzidos.

Para avaliar os de uso manual, contámos com a ajuda de 30 consumidores, a quem demos um espiralizador e lançámos o desafio de o usarem em casa com cenouras e curgetes. Pedimos que, posteriormente, partilhassem a sua experiência, através de uma avaliação qualitativa. Foi fácil ou difícil usar o aparelho? Que diferenças entre espiralizar cenoura e curgete? Qual o nível de desperdício produzido? No fim, dá muito trabalho lavar e limpar o espiralizador?

Elétrico, à mão ou... comprar no supermercado já feito?

Pode espiralizar em casa com um aparelho elétrico ou manual. Ou comprar o produto já feito, comodamente, no supermercado. Tudo depende da frequência com que prepara os cozinhados com este tipo de alimentos, do esforço que está disposto a fazer (avisamos que é preciso alguma prática, sobretudo com os espiralizadores manuais) e do número de bocas que precisa de alimentar. 

Faça algumas contas. A título de exemplo: 300 gramas de cenoura espiralizada custam à volta de € 1,99 no supermercado; para obter a mesma quantidade em casa, com um espiralizador elétrico (precisa de 400 gramas, pois há que contar com o desperdício), gasta 30 cêntimos. Ou seja, poupa 1,69 euros.

 

Please fill the source and the alt text