Notícias

Cozinhar a vapor no micro-ondas: tão prático e saudável como dizem

12 agosto 2019
vapor micro_ondas

Os recipientes para cozer a vapor no micro-ondas são práticos, mas exigem que se façam algumas experiências, até se conseguirem legumes saborosos à primeira.

Dicas para cozer a vapor com qualidade

O modo como os legumes são cozinhados influencia o teor em vitaminas e minerais que se ingere. A cozedura clássica em água é a que leva à maior perda de vitamina C, seja qual for o legume. A destruição é sempre superior a 30%, chegando a superar 40% na batata com pele. Já na cozedura a vapor, como os alimentos não entram em contacto direto com a água, conserva-se mais o sabor, a textura e os nutrientes.

Para garantir a qualidade da refeição, prefira legumes firmes e com aspeto fresco. Na altura de os preparar, lave-os em água corrente, sem os deixar de molho, para evitar a perda de vitaminas. Junte o sal no início da cozedura: deste modo, os legumes perdem menos líquido e nutrientes. Assim que os legumes estiverem cozinhados a gosto, retire-os do recipiente, para reduzir o tempo de cozedura ao essencial. Coma-os assim que possível e evite guardá-los num recipiente para os manter quentes, pois irão perder mais vitaminas.