Notícias

Como criar gelados deliciosos em casa

10 julho 2015 Arquivado

10 julho 2015 Arquivado

Os gelados caseiros não são mais baratos do que os do supermercado, mas permitem dar asas à imaginação e escolher os ingredientes, sem corantes nem conservantes. Saiba como escolher uma máquina de gelados.

Início

Calculámos o preço dos ingredientes para fazer um litro de gelado de baunilha numa máquina de gelados, em casa. Tendo em conta os ingredientes necessários, gasta 4 euros. Comprar já feito no supermercado sai mais barato (entre € 1,59 e € 2,98), mas na gelataria é bem mais caro: pelo preço de uma bola na gelataria, pode comprar 1 litro no supermercado ou fazer meio litro de gelado em casa.

Os gelados caseiros vingam pela qualidade dos ingredientes. Além de isentos de corantes e conservantes, não têm adição de ar, usado pela indústria para ganhar volume. Pode ainda incluir ingredientes sem lactose ou sem glúten, se houver intolerâncias na família, ou reduzir o teor calórico, cortando no açúcar e nas gorduras. Por fim, poderá ser mais criativo: use fruta fresca, frutos secos, smarties ou pedaços de bolacha a seu gosto.

O gelado caseiro é mais macio e derrete mais depressa. O de supermercado apresenta uma cor e distribuição da baunilha mais homogéneas.

Dicas de compra
Se já tem um robô de cozinha, não desperdice dinheiro numa máquina de fazer gelados. Selecionámos um dos robôs de cozinha com os melhores resultados do teste, a Bimby, e comparámos o seu desempenho com os de uma máquina de gelados. Concluímos que a Bimby também confeciona ótimas sobremesas frescas.

Na escolha da máquina, prefira um modelo cuja pá misturadora toque quase nas paredes da taça de refrigeração, para que todos os ingredientes fiquem bem misturados e o resultado seja homogéneo.

Verifique se a taça cabe no congelador, pois será colocada aí durante 24 horas antes de a usar. 

Não se fie na capacidade anunciada pelo fabricante: uma taça com um volume de 1,5 litros não permite fazer a mesma quantidade de gelado, mas cerca de metade. Não se pode encher demasiado a taça, sob pena de o conteúdo derramar durante a preparação.