Bimby TM6 vs. Bimby TM5: comparamos funções e desempenho
Com mais funções e acessórios, o modelo TM6 da Bimby é melhor a bater ou emulsionar, mas não convence a picar ou na função slow cooking. Veja os resultados.
- Especialista
- Rui Marques e Antonieta Duarte
- Editor
- Sofia Frazoa e Filipa Nunes

Entre o modelo Bimby TM31 e o lançamento da Bimby TM5 passaram mais de 10 anos. A Vorwerk demorou menos de 5 anos a lançar a Bimby TM6, com funcionalidades que outros modelos no mercado já apresentavam.
Comparámos a versão mais recente com o modelo anterior. As duas versões da Bimby, a TM5 e a TM6, alcançaram boa qualidade global nos nossos testes.
O modelo TM6 mantém a muito boa qualidade de utilização e a boa qualidade de performance:
- é melhor do que a Bimby TM5 a bater claras; ainda assim, obtém uma classificação que se fica pelo razoável. Mas é muito melhor a bater natas. No global, parece ser melhor a bater ou emulsionar, pois mesmo com a nossa receita fez uma boa maionese;
- a cozinhar, incluindo a vapor, os dois modelos mantêm, globalmente, a mesma linha de resultados da Bimby TM5;
- os resultados a picar, sobretudo ervas e cebola, ficam aquém dos da Bimby TM5 (especialmente no caso das ervas);
- a nível da utilização, este modelo é mais fácil de montar do que a Bimby TM5 e também mais fácil de limpar.
Os resultados a picar ervas e cebolas são piores do que na versão TM5.
A nova Bimby TM6 tem um sistema de Wi-Fi integrado, um ecrã maior e mais intuitivo e uma balança mais precisa que pesa, grama a grama, até aos 3 quilos (em vez de 5 em 5 gramas).
O modelo TM6 traz mais funções: slow cook, sous vide ou cozinhar a vácuo, caramelo e fermentação para iogurtes e queijos. Testámos as novidades. Para slow cook e sous vide não existiam receitas ou instruções, por isso, recorremos ao conhecimento e experiência dos técnicos, que usaram receitas típicas destas forma de cozinhar.
Em slow cook fizemos uma receita de carne de vaca com batatas, cebola e aipo. Cozinhámos a mesma receita a 98ºC durante seis minutos e a 37ºC durante sete horas e 54 minutos para comparar. O resultado mostrou que a carne e os vegetais não ficaram cozinhados, o molho ficou muito aguado e irregular e o aspeto pouco apetitoso.
A receita de carne de vaca com batatas, cebola e aipo em slow cooking ficou mal cozinhada.
Para o cozinhado sous vide usámos dois filetes de salmão cozinhados a 52°C durante 30 minutos. Sem pré-aquecimento, o resultado foi fraco, o salmão ficou cru; com pré-aquecimento funciona bastante bem e fica pronto ao fim de 36 minutos e meio.
Com um pré-aquecimento de seis minutos e meio, o salmão fica bem cozinhado (prato da direita).
Para fazer caramelo utilizou-se a receita da Bimby, com bom resultado e uma boa dica de limpeza. A seguir ao programa do caramelo, aparece um programa de limpeza automático para o recipiente (um litro de água e 30 mililitros de vinagre), com a duração de seis minutos e meio, que remove facilmente as áreas queimadas no fundo, sem necessidade de detergente ou de esfregar.
O caramelo fica no ponto com a receita da Bimby.
A marca anuncia que a Bimby TM6 cozinha a altas temperaturas, até 160ºC, mas não é possível definir essa temperatura numa receita. Por isso, os amantes de batatas fritas vão ter de continuar a utilizar o método tradicional.
A Bimby TM6 é vendida com os diferentes acessórios e um livro de receitas.
O copo é diferente do habitual, mantendo a capacidade de 2,2 litros. O equipamento traz alguns acessórios novos, com destaque para a rede. Anuncia ser mais silencioso do que os modelos anteriores, mas verificámos que a TM6 é mais ruidosa do que a TM5.
Para tornar a tarefa de cozinhar ainda mais fácil, também tem uma função de autolimpeza.
A Bimby TM6 está à venda por 1299 euros. Vem com o livro de receitas "Bimby – Faz o que te apetece", copo, tampa do copo, lâmina, copo de medida, espátula, borboleta, cesto, varoma e rede. A demonstração é feita online por um agente credenciado e a compra através da loja online.
É nosso subscritor e precisa de esclarecimentos personalizados? Contacte o nosso serviço de assinaturas. Relembramos ainda que pode aceder a todos os conteúdos reservados do site: basta entrar na sua conta.
Se ainda não é subscritor, conheça as vantagens da assinatura.
O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTESTE, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições. |