Notícias

Bimby TM5 e Cook key vs. Moulinex i-companion: duelo de interatividade

09 novembro 2016
Moulinex i-companion ou Bimby TM5 com Cook key? Saiba qual destes robôs de cozinha proporciona maior interatividade.

Testámos as apps e soluções que ligam o smartphone ao Moulinex I-companion e à Bimby TM5. Saiba qual destes robôs de cozinha ganhou o duelo da interatividade.

Bimby: compatibilidade limitada

A Cook key é superior na interatividade, mas pode melhorar tanto nesse aspeto, como no preço. Custa € 99 e permite transferir receitas da plataforma Cookidoo para o robô de cozinha. A plataforma dá acesso a um “pacote” de receitas, o “plano Cokidoo”. É gratuito nos primeiros 6 meses, findos os quais passa a custar € 36 por ano.

Para passar as receitas do smartphone para o robô através da Cook key é necessária uma ligação Wi-fi. Caso tenha um iPhone ou iPad, a passagem pode ser feita de forma mais simples, através da App Oficial da Bimby ® 2.0.

O “plano Cookidoo” permite criar menus semanais e listas de receitas preferidas ou de compras, agrupá-las segundo o tipo de alimento e enviá-las para o e-mail. É também possível enviar os menus do Cookidoo para o robô, se o emparelhar com a Cook key.

Não pode editar as receitas no Cookidoo, mas pode adicionar notas, que aparecerão no visor do robô, na secção “notas”. Também não é possível receber informações do robô ou controlá-lo através do telemóvel.


Pontos fortes

  • Receitas guiadas passo a passo no painel.
  • Menu semanal no robô.
  • Permite criar uma lista de receitas preferidas e grupos de receitas disponíveis no robô.

Pontos fracos

  • Custos elevados do plano Cookidoo e da Cook-key.
  • App compatível apenas com iOS.
  • Não permite receber informações sobre o estado da receita. 
  • Não permite controlar o robô através da app.
Se não deseja pagar o “plano Cookidoo”, pode convertê-lo numa conta Cookidoo gratuita, passando a aceder apenas às receitas das chaves que comprou. Já a anuidade do plano pago garante o acesso a, pelo menos, 1300 receitas, 5 livros escolhidos pela Bimby/Vorwerk e às receitas digitais que vão sendo lançadas na plataforma. O acesso à plataforma Cookidoo não é um exclusivo da Bimby TM5; pode ser utilizada com modelos anteriores, mas sem a possibilidade de passar as receitas digitais.

A marca vai continuar a lançar livros e chaves de receitas. A maioria destas chaves custa a partir de 30 euros. Depois de registadas as chaves na conta do utilizador, as receitas passam para a Cook key.