Guia de compras

Robôs de cozinha: guia de compras

22 setembro 2017
Robôs de cozinha: guia de compras

22 setembro 2017
Todos os modelos testados picam, trituram, amassam, batem e cozinham. Ajudam a preparar pratos e sobremesas, com aquecimento. Se não tem pequenos eletrodomésticos com aquelas funções, um robô pode ser uma alternativa.

Escolha um modelo com as funcionalidades que mais utiliza. Pode poupar € 207 se selecionar a nossa Escolha Acertada, em vez de outros modelos com resultados inferiores. Caso não precise do acessório para cozinhar a vapor, pode comprar a Escolha Económica por 199 euros.

Com livro de receitas físico ou digital - chave de receitas, app ou publicações da especialidade, como a Teleculinária - a maioria dos modelos é fácil de usar: só tem de definir a velocidade, o tempo e a temperatura. Pode tratar de outras tarefas enquanto a refeição está a ser confecionada. Mas na preparação de algumas receitas não substituem o fogão ou o forno.

Comparar robôs de cozinha

Na loja, verifique o intervalo de temperaturas para preparar os alimentos. Para iogurtes ou algumas massas para pão ou pizas, precisa de temperaturas mais baixas (cerca de 40ºC).

Veja o número de velocidades e de temperaturas que pode conjugar para cozinhar. Alguns equipamentos são mais limitados. A maioria dos robôs vem equipada com livro de receitas, borboleta para bater/emulsionar, espátula, copo de medição e cesto para alguns alimentos. Os acessórios para cozer a vapor nem sempre estão incluídos, bem como as lâminas para ralar ou laminar.

Ter mais do que uma lâmina nos acessórios pode ser útil para melhorar os resultados ao bater ou emulsionar e ralar ou amassar massa para bolos e pão. Ter uma balança incorporada também facilita as tarefas.

Na loja, não se esqueça de verificar a capacidade do copo. Esta limita a quantidade de alimentos confecionados. Pode encontrar equipamentos com capacidades entre 1,7 litros e 3 litros.

Confirme as dimensões e o espaço necessário para trabalhar com o equipamento. Alguns modelos de maiores dimensões precisam de mais espaço durante as tarefas.

Muitos equipamentos têm agora apps e outras soluções que, além de disponibilizar receitas, permitem acompanhar a evolução do cozinhado e ajudam a planear a ementa para a semana. O custo, o tipo de interação com o robô e as funcionalidades à disposição são outros fatores diferenciadores que deve analisar em pormenor.


Imprimir Enviar por e-mail