Guia de compras

Como escolher a tostadeira

Tostadeiras

Amadas pelos fãs de tostas-mistas e por quem gosta de aquecer as sandes, as tostadeiras – ou sanduicheiras –são uma boa ajuda para preparar um lanche em três tempos. Os melhores aparelhos não queimam os dedos, são versáteis e fáceis de limpar. Veja como escolher a tostadeira.

As tostadeiras são práticas para preparar rapidamente uma tosta-mista ou aquecer uma sandes, mas também servem para grelhar carne. Normalmente, vêm equipadas com várias placas amovíveis destinadas a preparações diferentes. As tostadeiras que se destinam a fazer gaufres ou a tostar carne e enchidos são as mais comuns, mas também há aparelhos com placas específicas para tostas-mistas ou para grelhar legumes. Algumas torradeiras vêm equipadas com uma grelha própria para preparar tostas e podem substituir as tostadeiras. Apesar de não terem exatamente o mesmo desempenho das tostadeiras, evitam ter de comprar um segundo aparelho e, como tal, permitem poupar.

Tostadeiras resistentes e com bons resultados

Os melhores modelos têm uma distribuição uniforme da temperatura e cozinham os alimentos convenientemente e de forma uniforme, deixando-os crocantes e sem manchas ou partes queimadas. Nas tostas-mistas, o queijo deve estar completamente fundido, sem derramar para fora do aparelho. Também é importante que gaufres, tostas e queijo não se colem às placas da tostadeira.

Preste atenção à qualidade dos materiais de fabrico: as placas de tostar devem ser à prova de riscos. As indicações no exterior da tostadeira – por exemplo, com as diferentes posições de utilização – devem ser sólidas e manter-se devidamente visíveis, mesmo ao fim de algum tempo de utilização.

Facilidade de utilização

O manual de utilização deve ser redigido de forma clara e fácil de manusear. Tem de reunir todas as instruções para ligar, desligar, regular e programar o aparelho, além de dever indicar como limpar a tostadeira. É também importante que forneça informações para agir em caso de problema técnico. São bem-vindas sugestões de utilização, bem como receitas.

Os comandos devem ser suficientemente grandes e acessíveis, com indicadores luminosos bem visíveis.

A estabilidade do aparelho e a facilidade de abertura, fecho e manuseamento, sem queimar os dedos, são fatores valorizados nos nossos testes.

Aliás, é importante que a segurança térmica seja assegurada, ou seja, tanto o exterior da tostadeira como a pega não devem ficar demasiado quentes durante a utilização, para não haver o risco de queimaduras.

Tostadeira fácil de limpar e arrumar?

Avalie se a tostadeira é fácil de limpar, tanto no exterior como no interior, sem recantos ou espaços onde a sujidade possa acumular-se. Verifique se pode utilizar a máquina da loiça para lavar as placas da tostadeira.

Um aparelho mais pequeno pode ser arrumado mais facilmente. Pode também ser vantajoso arrumá-lo na vertical. Alguns aparelhos têm um sistema de arrumação do fio elétrico, que pode ser prático; outros, permitem inclusivamente amover o próprio fio para que a tostadeira seja mais fácil de arrumar.

 

O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTESTE, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições.