Dicas

Robôs de cozinha: 5 cuidados a seguir

27 setembro 2017
segurança dos robôs de cozinha

27 setembro 2017
Há vários relatos de acidentes com robôs de cozinha por todo o mundo, que podem ser evitados com algumas regras de segurança.

Um robô de cozinha é um aparelho que, à partida, torna o dia-a-dia mais prático e facilita algumas tarefas na vida familiar. Apesar da utilidade e versatilidade destes equipamentos (sobretudo na quantidade de receitas que se podem fazer) é preciso seguir as recomendações de segurança do fabricante.

Há vários relatos de acidentes com robôs de cozinha por todo o mundo. Em Portugal, há o caso recente de uma tampa de um robô de cozinha que explodiu quando terminava uma sopa, provocando graves queimaduras na sua utilizadora.

Além de poder provocar queimaduras devido às altas temperaturas a que cozinha os alimentos, um robô de cozinha também trabalha com lâminas afiadas e a alta rotação.

Cuidados a ter

Siga algumas regras de segurança para evitar acidentes com o seu robô de cozinha.

Superfície plana e que não aqueça

Antes de começar a utilização, coloque o seu robô de cozinha numa superfície nivelada e que suporte o calor. Evite colocá-lo na ponta da bancada, pois durante o funcionamento alguns equipamentos vão-se ”deslocando” sozinhos e podem cair.

Capacidade do copo

 Evite ultrapassar a capacidade do copo do seu robô de cozinha para que não saiam alimentos pela tampa. Apesar dos equipamentos anunciarem uma capacidade do copo, a capacidade para cozinhar alimentos quentes é inferior. Por isso, escolha um equipamento com uma capacidade do copo indicada para a sua família. Assim não terá tendência a encher o copo demasiado.

Perigo de queimadura

Todos os equipamentos cozinham acima dos 100ºC. É recomendado que, quando o robô de cozinha termina, espere uns segundos antes de retirar o copo medidor e a tampa para que saia o vapor. Evite pôr as mãos ou espreitar lá para dentro. Como o copo de metal também aquece, recomenda-se que opte por usar sempre as pegas, quer no copo, quer nos acessórios de cozinhar a vapor.

Seque bem depois de lavar

Depois de lavar o copo e antes de colocá-lo novamente no robô, seque bem os contactos (pinos). Assim, evita que o equipamento possa entrar em curto-circuito. Verifique as recomendações dos fabricantes no que respeita à lavagem dos componentes na máquina de lavar loiça.

Verifique regularmente o estado dos componentes

Esteja atento, sobretudo, ao vedante da tampa e da base do copo. O mau estado do vedante da tampa poderá fazer com que saia comida “projetada” pela parte superior do copo. O mau estado do vedante do copo permite que a comida passe para a parte elétrica do equipamento, o que pode causar um curto-circuito. Verifique também o estado do copo, dos acessórios e dos cabos.