Dicas

Reparações: dicas para evitar problemas

06 dezembro 2021
técnico a reparar frigorífico

Se o seu computador, micro-ondas ou frigorífico avariou, conheça os seus direitos para evitar conflitos relacionados com reparações.

Os bens móveis têm uma garantia de três anos, a partir da data de entrega. Se detetar algum defeito ou avaria num aparelho durante esse período, contacte o vendedor e apresente o comprovativo da compra ou o certificado de garantia.

Se o defeito for detetado no prazo de dois anos a contar da entrega do bem, presume-se que a mesma era existente à data da sua entrega, ou seja, o consumidor não tem de provar que o defeito já existia. Contudo, se o defeito for detetado no terceiro ano de garantia, o consumidor tem de provar que a falta de conformidade (defeito) já existia aquando da entrega do bem. 

Se o bem for recondicionado, o prazo de garantia também é de três anos. No entanto, o bem tem de ser anunciado como recondicionado e é obrigatória esta menção na fatura.

Caso o problema não resulte de mau uso, o consumidor pode optar em primeiro lugar que o defeito seja resolvido sem custos, através da reparação ou substituição, exceto se o meio escolhido for impossível ou, em comparação com outro meio, impuser custos desproporcionados ao profissional. Só depois pode optar pela redução do preço ou resolução do contrato. No entanto, existem situações em que é possível recorrer de imediato à redução do preço ou resolução do contrato, tais como se a gravidade do defeito o justificar.

Se o defeito se manifestar nos 30 dias após a entrega do bem, o consumidor pode solicitar de imediato a sua substituição ou a resolução do contrato (direito de rejeição). Quando avança com a reparação, esta tem de ficar concluída até 30 dias, exceto, por exemplo, em casos de complexidade, e não podem cobrar-lhe despesas de deslocações, mão-de-obra, peças ou outras.

Procure um serviço de reparações que conheça ou do qual tenha boas referências. Visite o DECO PROTESTE SELECT e encontre um profissional validado por nós.

Conheça o DECO PROTESTE select

Fora da garantia, só com orçamento

Descreva a situação com rigor e peça um orçamento escrito e detalhado antes de avançar. Se lhe parecer caro ou suscitar dúvidas, solicite outros orçamentos e compare-os. Como é uma prestação de serviços, podem cobrar-lhe pela realização do orçamento, embora em alguns casos esse valor possa ser deduzido ao valor da reparação. Informe-se antes sobre as condições.

Avise o reparador escolhido de que qualquer trabalho ou substituição de material não prevista no orçamento só podem ser feitos com o seu acordo prévio. Caso seja realizada alguma intervenção que não tenha o seu consentimento expresso, esta não lhe pode ser cobrada.

Informe ainda que deseja receber as peças substituídas (se for o caso). Mesmo que não seja feita nenhuma substituição, mostra que é um cliente atento. Depois de as ver, se não fizer questão de ficar com elas, deixe-as no estabelecimento para que tenham um tratamento adequado.

O reparador deve fornecer-lhe um comprovativo de depósito. Exija-o e verifique se contém a identificação do reparador, do aparelho e dos acessórios e a data de entrega. Enquanto o aparelho estiver à sua guarda, o serviço de reparação é responsável por ele.

Fatura discriminada para reclamar

Quando levantar o aparelho reparado, verifique na presença do técnico se existe algum problema. Se houver, não pague até que o defeito seja corrigido. Se for conveniente, pode aceitar a reparação sob reserva, e tem um ano para exigir a eliminação dos defeitos.

Confira se a descrição que consta da fatura corresponde ao serviço. Se for muito sumária ou tiver erros e omissões, exija uma fatura correta e discriminada, que identifique os componentes trocados.

Junte-se à maior organização de consumidores portuguesa

A independência da DECO PROTESTE é garantida pela sustentabilidade económica da sua atividade. Manter esta estrutura profissional a funcionar para levar até si um serviço de qualidade exige uma vasta equipa especializada.

Registe-se para conhecer todas as vantagens, sem compromisso. Subscreva a qualquer momento.

Junte-se a nós