Dicas

Máquinas de fazer pão

03 fevereiro 2009 Arquivado

03 fevereiro 2009 Arquivado

A receita é simples: misture os ingredientes, seleccione o programa e espere por uma fornada de pão quente e estaladiço desde 55 euros.

Se utilizar um aparelho destes para confeccionar pão de trigo branco duas vezes por semana, recupera o investimento após cerca de 7 meses. O preço varia entre 55 e 100 euros. Mas antes de comprar, compare. Dependendo da loja, o mesmo aparelho pode custar mais 40 euros.

Pães para todos os gostos

  • Verifique se tem espaço disponível na cozinha. Estes aparelhos medem cerca de 35x30 cm e requerem 40 cm de espaço livre na parte superior para poder retirar a forma.
  • Após seleccionar o programa, estas máquinas confeccionam pão branco, integral, de forma, broa de milho e até doces. Pode também optar por um programa rápido ou definir o grau de cozedura. Todos os modelos incluem receitas.
  • Com a função de temporizador pode programar a cozedura do pão para a noite. Outras funções úteis: manutenção do calor e sinal acústico para adicionar ingredientes.
  • Incluem uma forma, um copo de medição, uma colher de medida e 1 ou 2 pás de amassar. Alguns aparelhos trazem um gancho para remover as pás de amassar.
  • Veja no manual se pode colocar os acessórios na máquina de lavar loiça e não espere grandes facilidades na limpeza, pois as formas têm alguns pontos de difícil acesso.

Ruidosas e difíceis de limpar

  • Estas máquinas fazem pão com bom aspecto, cor e qualidade da crosta, forma, sabor e textura. Na cozedura rápida, os resultados não são tão bons.
  • Siga sempre as receitas do manual. Mas, consoante os ingredientes (um fermento mais activo, por exemplo), o pão pode ganhar mais alguns gramas do que o esperado e até transbordar a forma. Caso isso aconteça, desligue a máquina. Retire a forma mas não a massa em volta da resistência eléctrica, pois corre o risco de se queimar.
  • Confeccionar pão demora cerca de três horas. Se seleccionar o programa de cozedura rápida, o tempo é reduzido para uma hora e quinze minutos. Se aderiu à tarifa bi-horária de electricidade, confeccionar pão durante a noite é mais vantajoso, apesar de emitir alguns ruídos incomodativos, sobretudo na fase de amassar.