Dicas

Manual de instruções: tire partido dos seus electrodomésticos

05 fevereiro 2010

05 fevereiro 2010

Ler o manual de instruções dos seus electrodomésticos é fundamental para uma utilização melhor e mais fácil.

Quando se compra um aparelho, por vezes, é tentador começar a usá-lo sem ler primeiro o manual de instruções. No caso dos electrodomésticos, há informação essencial no manual de instruções que permite uma utilização correcta e, também, mais fácil.

Critérios para um bom manual de instruções
Um bom manual de instruções de electrodomésticos deve incluir instruções de instalação, manutenção, utilização, limpeza e segurança. A informação no manual de instruções sobre a utilização deve ser clara, as imagens explícitas e o tamanho de letra não deve ser demasiado pequeno.

O manual de instruções é um dos critérios avaliados nos testes comparativos a electrodomésticos. Um bom manual de instruções deve ser completo, claro e preciso, permitindo uma fácil utilização do equipamento. Se um manual de instruções incluir, por exemplo, informações sobre vários modelos da marca, sem distinção clara, pode tornar-se confuso.

Em alguns electrodomésticos, como é o caso dos microondas, a consulta do manual de instruções é imprescindível para uma boa utilização. O manual de instruções destes aparelhos inclui informações sobre o tipo de recipientes mais adequados para utilização e quais os materiais proibidos.

Consulte o manual de instruções em caso de dúvida
Na ausência, por exemplo, de programas automáticos, em electrodomésticos como os microondas, deve sempre seguir as indicações do fabricante para a sua utilização, que constam do manual de instruções.

Quando não tem certeza, por exemplo, do tipo de detergente mais adequado, no caso de electrodomésticos como as máquinas de lavar roupa, deve também consultar o manual de instruções.

Se tiver um forno encastrável, deve assegurar-se de que pode aplicar limpa-fornos sem problemas, uma informação que consta do manual de instruções do equipamento.