Dicas
Fornos encastráveis: bem escolher e utilizar
28 fevereiro 2013
Arquivado

Aquecimento rápido, guias telescópicas e porta amovível são pontos a verificar, antes da compra.
Equipamento decisivo
- A maioria dos modelos tem várias fontes de calor, com diferentes combinações. Têm, pelo menos, duas resistências que podem ser ligadas em simultâneo: em cima e na parte inferior. Esta função de aquecimento é, sobretudo, indicada para cozinhar grandes aves e legumes. Nalguns aparelhos, uma ventoinha força o calor a circular pelo forno, o que torna a cozedura mais uniforme. Noutros, uma resistência em torno da ventoinha, na parede traseira, distribui o calor de modo mais homogéneo. É ideal para confecionar bolos e frango (sem espeto). Os fornos têm, ainda, a função grill, para assar, tostar ou gratinar.
- O aquecimento rápido poupa tempo e eletricidade.
- Os modelos com relógio digital podem ser programados e desligar automaticamente no fim do tempo definido.
- A porta deve ser amovível, para se limpar com facilidade entre os vidros. Consulte o manual de instruções, para saber como proceder: regra geral, basta desencaixar.
- As guias telescópicas permitem puxar o tabuleiro da comida para o exterior do forno. São úteis para regar os alimentos com molho durante a cozedura, por exemplo.
Dicas para utilizar
- Desligue o forno 10 minutos antes do tempo previsto para a confeção. O calor residual continua a cozer os alimentos e poupa energia.
- Coloque as peças de carne grandes no tabuleiro ou grelha, com aquele por baixo. Assim, a gordura que pingar não cai para o forno.
- Asse as carnes magras numa assadeira com tampa, para ficar mais suculenta.
- Utilize um tabuleiro fundo para bolos muito húmidos. O sumo de fruta que cair é difícil de retirar do forno.
- Não coloque folha de alumínio na base: o esmalte pode danificar-se com a acumulação de calor.
- Limpe o aparelho após cada utilização. Consulte no manual se pode aplicar um limpa-fornos. Não use esfregões abrasivos na porta. Podem riscar o vidro.