Dicas

Exaustores de cozinha a partir de 100 euros

Exaustor convencional, chaminé, telescópico, encastrável, de ilha ou integrado na placa? A nossa seleção de conselhos ajuda a escolher.

  • Dossiê técnico
  • Mónica Pinto e Teresa Belchior
  • Texto
  • Nuno César
04 novembro 2019
  • Dossiê técnico
  • Mónica Pinto e Teresa Belchior
  • Texto
  • Nuno César
exaustor de cozinha na bancada de cozinha

iStock

Precisa de ajuda para acertar no exaustor? Para garantir que apenas cheira aquilo que quer quando está a cozinhar, preparámos um roteiro com dicas e preços por tipo de exaustor para todas as carteiras. Os melhores modelos conseguem extrair gordura, humidade e odores. Mas primeiro impõe-se descobrir o melhor tipo de exaustor para a cozinha. É um investimento a longo prazo: logo, escolha um aparelho que faça bem o trabalho e torne a cozinha mais elegante.

Exaustor de extração ou recirculação do ar

Nas lojas, a maioria dos modelos permite optar por um de dois sistemas: extração ou recirculação do ar. A solução ideal depende sobretudo da disposição da cozinha e do nível de isolamento.

Se a cozinha tiver uma parede para o exterior ou ficar junto a uma conduta de chaminé, os maus cheiros e os vapores podem ser evacuados para o exterior através de um tubo, flexível ou rígido. É um sistema simples, clássico e, regra geral, não desilude. Mas tem uma contrapartida: o desperdício de ar quente. 

Nas cozinhas sem evacuação para o exterior, a solução é um sistema de recirculação do ar, através do qual o ar quente é filtrado e reenviado para o interior. Para anular os maus odores, este tipo de exaustores recorre a um filtro de carvão.

Principais tipos de exaustores e preços

Alguns equipamentos podem fazer muito barulho. Os melhores funcionam de forma rápida e silenciosa, eliminando a humidade e os odores e impedindo que a gordura se deposite nas superfícies da cozinha.

Modelo chaminé de parede; chaminé de teto. Preço médio: 290 euros; 670 euros. 
Modelo chaminé de parede custa, em média, 290 euros. Com chaminé de teto custa 670 euros.
O modelo telescópico custa, em média, 170 euros. 
O modelo telescópico custa, em média, 170 euros.

O modelo de encastre custa, em média, 280 euros. 
O modelo de encastre custa, em média, 280 euros.

Modelo de ilha suspenso desde 400 euros. 
Modelo de ilha suspenso desde 400 euros.
Modelo instalado na bancada da cozinha. Preço médio: 1300 euros 
Modelo instalado na bancada da cozinha. Preço médio: 1300 euros.
Please fill the source and the alt text 
O modelo na placa da cozinha custa, em média, 3000 euros.

Primeiro o sistema, depois o exaustor à medida da cozinha

Para começar, tem de decidir o tipo de exaustor. A resposta é dada pelo tamanho do forno ou da placa onde está localizado, e pelo orçamento. Destacamos as categorias mais relevantes à venda nas lojas, tendo em conta que irá precisar de um modelo a toda a largura do fogão ou da placa.

Os modelos de chaminé têm uma palavra a dizer, caso o seu fogão esteja encostado a uma parede. São de aço inoxidável, de vidro ou de uma combinação dos dois. Dado o tamanho imponente, podem elevar a nota artística do design da cozinha.

Já os exaustores de ilha podem ter chaminé com extração para o exterior ou não, sendo, nesse caso, de recirculação de ar. Os modelos suspensos podem ser muito caros. Tenha este dado em conta se estiver a projetar uma cozinha e não decidiu onde instalar o forno e o fogão.

Por sua vez, os modelos telescópicos ficam alinhados com a parte inferior das unidades de parede da cozinha. Considere esta opção se estiver muito limitado ao nível do espaço. Alguns modelos têm uma secção telescópica extensível, para fornecer maior área de superfície para extração. Instalados num móvel superior, são a solução mais invisível. Para utilizá-los, deverá puxar a parte extensível (telescópica), aumentando a superfície de extração. Em vários exaustores deste tipo, a zona plana frontal pode condizer com os móveis de cozinha.

Os exaustores encastráveis são completamente integrados num móvel de cozinha. Cabem dentro de um armário de parede. São uma boa opção se tiver pouco espaço. 

Se a cozinha tem um ar minimalista, um exaustor oculto na bancada pode ser tentador. Ao pressionar um botão, eleva-se para sugar a humidade, os odores e as gorduras. Com os modelos integrados na placa, também perde espaço no interior do armário, dado que o sistema de evacuação ou de recirculação estará nesta zona. A própria placa de exaustão ou a grelha também ocuparão um certo espaço na placa, reduzindo a área para os queimadores ou as zonas de cozedura.

Por fim, pode contar com os modelos convencionais. São parecidos com os telescópicos, mas sem a parte extensível. Encaixam-se em ângulo reto com a parede. Tendem a ser os mais baratos de todos (em média, 100 euros) e uma boa solução para quem não tem muito espaço.

Entre as categorias mais baratas, destacamos os exaustores convencionais, os embutidos ou os telescópicos projetados para servir uma placa ou fogão de quatro zonas de cozedura. Muitos custam menos de 100 euros. Se pretende um exaustor grande para instalar por cima de um fogão ou de uma placa de 110 cm de largura, conta com exaustores do estilo chaminé. Caso a placa se situe numa ilha e deseje uma aparência minimalista, prepare-se: custam mais de 400 euros.

Comandos essenciais

Os exaustores não são um equipamento complexo, mas há cuidados essenciais. Para facilitar o controlo, escolha um modelo com os comandos na parte frontal e nunca na zona interna ou inferior.

A maioria dos exaustores tem três velocidades. Se faz fritos com regularidade, escolha um modelo com uma opção rápida de máxima potência, para anular os cheiros e vapor. As luzes ajudam a ver melhor enquanto cozinha. A maioria exibe duas ou mais para iluminar a cozinha. Atualmente, a maioria são LEDs e devem durar muito tempo. Verifique se é fácil substituir as lâmpadas.

Todos possuem filtros de gordura, que capturam à medida que sai da placa, impedindo-a de se depositar nas superfícies e deixando resíduos difíceis de remover. Lave os filtros de metal ou troque-os regularmente. 

A maioria pode ir à máquina de lavar loiça (verifique na loja ou no manual). Alguns exaustores exibem um alerta útil de saturação, que permite saber quando o filtro deve ser trocado ou lavado.

 

Este artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais se for indicada a fonte e contiver uma ligação para esta página. Ver Termos e Condições.