Notícias

Aspiradores e ferros de engomar mais fiáveis

Aspiradores clássicos, sem cabo ou robôs e, ainda, ferros de engomar: descubra as escolhas dos consumidores que se destacaram com cinco estrelas na fiabilidade e na satisfação.

  • Dossiê técnico
  • Ana Almeida, Mónica Pinto e Teresa Belchior
  • Texto
  • Cécile Rodrigues e Nuno César
23 fevereiro 2021 Exclusivo
  • Dossiê técnico
  • Ana Almeida, Mónica Pinto e Teresa Belchior
  • Texto
  • Cécile Rodrigues e Nuno César
ilustração de aspirador e ferro de engomar

iStock

Mais de 76 mil respostas ao nosso inquérito sobre aspiradores e ferros de engomar conduzido em junho de 2020 em Portugal, Espanha, Itália, Bélgica e França permitem revelar as marcas mais fiáveis, com base nas avarias mais frequentes, e, também, aquelas que mais agradam aos consumidores.  

Enquanto associação de defesa dos consumidores, damos especial destaque à fiabilidade dos equipamentos. Além de eficientes, poupados e ao menor preço possível, defendemos equipamentos duradouros, para que o investimento compense e por uma questão ambiental, já que urge combater a preocupante montanha de resíduos produzida anualmente por equipamentos que se tornam rapidamente obsoletos. Para ter uma ideia, em 2018, foram recolhidas quase 68 mil toneladas só de resíduos elétricos e eletrónicos em Portugal. 

Denuncie um aparelho que avariou demasiado rápido

Para denunciar aparelhos que avariam precocemente, indique a marca e o modelo, a avaria, e nós fazemos a ponte com as autoridades competentes. Ao revelar as principais falhas dos aparelhos, além de ajudarmos os consumidores a acertar nas suas escolhas, também sensibilizamos os fabricantes a construir produtos mais duráveis e fáceis de reparar.

Descubra o top da fiabilidade 

O nosso inquérito abarcou aspiradores clássicos, do tipo trenó, mas também modelos sem fios e robôs, cujas vendas dispararam nos últimos anos. No que toca a ferros de engomar, a par dos tradicionais, os resultados englobam modelos com gerador de vapor. O ranking varia entre uma e cinco estrelas, sendo que quanto mais estrelas tiver uma marca, mais garantias terá quanto ao risco de avaria. A este estudo, juntámos as respostas de 2019 para obtermos resultados mais robustos. Reunimos, no total, 76 266 respostas válidas, 10 334 das quais em Portugal. 

Aspiradores clássicos, sem fios e robôs mais fiáveis

Nove em cada dez inquiridos têm um aspirador, geralmente clássico, de arrastar e com cabo (64%) e saco (em 59% dos casos). Apenas 6% optaram por um robô e 3% por um modelo vertical sem cabo. Atenção na escolha: algumas marcas acusam mais avarias do que a média.

Faça login no site para continuar a ler o artigo e descubrir as marcas de aspiradores e de ferros de engomar mais fiáveis.  

Se ainda não é subscritor, conheça estas e outras vantagens da assinatura.

Subscrever

 

O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTESTE, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições.