Guia de compras

Como escolher o aspirador robô

Em primeiro plano, um aspirador robô preto deixa um rasto limpo sobre um chão empoeirado. Ao fundo, um rapaz descansa, com as mãos repousadas atrás da cabeça, estendido num sofá branco.

Para escolher o melhor aspirador robô para as suas necessidades deve definir o valor máximo que quer gastar, as funções disponíveis e o que tem para limpar, como pelos de animais e tapetes. Conheça as vantagens e desvantagens de comprar um aspirador robô. 

Os aspiradores robôs estão na moda. A ideia de poder deixar a limpeza da casa a cargo de um destes pequenos artefatos "inteligentes" é, cada vez mais, uma realidade. Os aspiradores robôs são cómodos, mas ainda são caros. Segundo os nossos testes, podem ser úteis para limpar pelos de animais, migalhas e manter o chão limpo. Mas ainda são um segundo aspirador, pois não conseguem ser tão eficazes nem substituir um aspirador tradicional.

Como funciona um aspirador robô

Para detetar um obstáculo, o aspirador robô tem sensores que evitam os choques com pernas de mesas e cadeiras, por exemplo. Há outro tipo de sensores para evitar que o aspirador caia pelas escadas. 

Os aspiradores robôs removem o pó com uma escova rotativa sobre um eixo horizontal. Alguns têm pequenas escovas laterais que ajudam a remover a sujidade junto a cantos ou a rodapés. A sujidade acumula-se num depósito dentro do aparelho, que conta com um filtro. Existem, no mercado, robôs que têm um segundo depósito maior na dock station, para onde navegam para descarregar quando o depósito do aparelho está cheio.

Cada aspirador robô dispõe de programas de limpeza, que poderá escolher em função dos tipos de sujidades (por exemplo, “spot mode” para migalhas, cereais), das suas necessidades e horários. A recarga destes aparelhos realiza-se numa estação de carregamento (dock station) ou com um carregador que se liga diretamente ao robô.

Os modelos mais económicos não costumam trazer ligação wi-fi ou aplicação para dispositivos móveis. Os modelos mais avançados disponibilizam apps onde pode controlar o aspirador, agendar rotinas de limpeza ou escolher entre os diferentes modos.

Em que se destacam os aspiradores robôs?

O melhor aspirador robô depende das necessidades de cada família e da casa. Antes de comprar um, considere o tamanho da área a limpar, o tipo de sujidade (se tem animais de estimação que libertem muito pelo, por exemplo) e a quantidade de tapetes e carpetes espalhados pela casa. Para limpar áreas grandes, opte por um aspirador robô com autonomia a partir de 100 minutos.

Prós

  • São autónomos e podem aspirar, no melhor cenário, algumas horas sem necessitar de recarga.
  • Por serem pequenos, guardam-se em qualquer lugar.
  • Úteis para pessoas com mobilidade reduzida ou que vivem numa casa grande.
  • Funcionam bem em chão duro.

Contras

  • Potência de sucção ainda muito baixa.
  • A altura do assento não é ajustável.
  • Não conseguem retirar sujidades das fendas.
  • Não aspiram bem cantos. 
  • Depósito de pó demasiado reduzido.
Para ter um aparelho com qualidade razoável tem de gastar, no mínimo, cerca de € 300, podendo ascender aos € 900, conforme o modelo. Para ver quais os modelos com melhor relação entre a qualidade e o preço, veja o resultado do nosso teste.

Ver qual o melhor aspirador robô

Se não sabe qual o melhor aspirador para o seu caso, consulte o nosso assistente virtual.

Ir para o assistente virtual

Questões frequentes

O aspirador robô limpa pelos de animais?

Sim. Para este efeito, dê preferência a um modelo com escovas em silicone, mais fáceis de evitar emaranhados. Confirme se o aspirador tem um filtro HEPA lavável (este aumenta o tempo de duração do aparelho). 

Um aspirador robô é eficaz em carpetes?

Os atuais aspiradores robô estão adaptados para diferentes tipos de chão, como carpetes e tapetes de diferentes tipos e espessuras. Para estas limpezas, os aspiradores robôs ativam um modo de máxima potência de sucção.

Como se limpa um aspirador robô?

Independentemente do modelo, estes aparelhos precisam de manutenção diária ou periódica. No final de cada limpeza da casa, esvazie sempre o depósito do lixo do aspirador. Periodicamente, limpe ou troque as escovas e elementos de limpeza do aspirador robô.