Com ou sem saco: que aspirador escolher?
Se os aspiradores sem saco dispensam a compra deste acessório, o saco pode facilitar na altura de substituir por estar cheio e é normalmente mais conveniente para quem tem alergias. Conheça os prós e contras de cada tipo de aspirador.
- Especialista
- Teresa Belchior
- Editor
- Paula Melo dos Santos e Filipa Nunes

Existem vários tipos de aspiradores, sendo os principais os “clássicos” aspiradores trenó, os aspiradores verticais (com ou sem fio) e os aspiradores robô. Estes aparelhos podem ainda ser divididos em dois grandes grupos, dependendo do sistema que utilizam para recolher o pó: aspiradores com saco e aspiradores com depósito.
Regra geral, os aspiradores verticais e os aspiradores robô têm um pequeno depósito para recolher o pó, em vez de saco. Mas já existem no mercado, para estes dois tipos de aspiradores com depósito, as “estações de recolha do lixo”, que utilizam um saco com uma capacidade superior à do pequeno depósito associado ao aparelho. Já para os aspiradores trenó existe uma grande variedade de escolha, quer com saco, quer com depósito.
Também existem modelos que podem funcionar com e sem saco, mas não são os mais habituais.
Qual dos sistemas é melhor? Ambos têm vantagens e desvantagens.
Aspiradores com saco
Estes aspiradores funcionam com um saco que é colocado dentro do corpo do aparelho para recolher o pó. A capacidade do saco varia entre um e três litros. O saco é feito com papel, microfibra (material sintético composto por poliamida e poliéster) ou outro material. Quando está cheio, o saco deve ser retirado do aspirador e deitado no lixo indiferenciado, sem esvaziar. Para continuar a utilizar o aspirador, deve colocar um novo saco.
Prós
|
Contras
|
A nossa seleção de aspiradores com saco
Aspiradores com depósito
Estes aspiradores não usam sacos, têm um depósito dentro do corpo, no qual o cotão é recolhido. As sujidades aspiradas são separadas do ar através de uma tecnologia ciclónica.
Prós
|
Contras
|
A nossa seleção de aspiradores com depósito
Filtros e filtragem
Normalmente, os aspiradores, tanto com saco como com depósito, têm filtros para evitar que as partículas muito finas de pó aspirado sejam libertadas novamente para o espaço. Alguns modelos de aspiradores com depósito contam com a sua tecnologia interna de recolha de pó para reter todo o pó acumulado sem necessidade de recorrer a filtros adicionais.
Para os modelos com saco, o próprio saco faz parte do sistema de filtragem.
Em conclusão, nenhum tipo de aspirador é necessariamente melhor que o outro no que diz respeito à filtragem. Se este aspeto for importante para si (devido a alergias, por exemplo), procure os modelos que no nosso comparador obtêm os melhores resultados na emissão de poeiras. Um aspirador pode ter filtros bastante bons, mas ter fugas de ar nas junções dos tubos, escovas ou até junto ao próprio encaixe do filtro.
Lembre-se ainda de que se o aspirador tiver filtros, estes devem ser lavados regularmente e, se necessário, substituídos. Consulte as recomendações do manual de instruções.
Se gostou deste conteúdo, apoie a nossa missão
Somos a DECO PROTESTE, a maior organização de consumidores portuguesa, consigo há 30 anos. A nossa independência só é possível através da sustentabilidade económica da atividade que desenvolvemos. Para mantermos esta estrutura a funcionar e levarmos até si um serviço de qualidade, precisamos do seu apoio.
Conheça a nossa oferta e faça parte da comunidade de Simpatizantes. Basta registar-se gratuitamente no site. Se preferir, pode subscrever a qualquer momento.
O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTESTE, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições. |