Dicas

Aspiradores: conheça o mais indicado para si

06 abril 2015
Clássicos, verticais e robôs; fique a saber mais sobre o mundo dos aspiradores e descubra o melhor para as suas necessidades.

Clássicos, verticais e robôs: o mundo dos aspiradores diversifica-se. O nosso guia ajuda a escolher.

Modelos clássicos e verticais

A vantagem dos aspiradores verticais é que a maioria tem uma escova turbo incorporada, muito eficaz para limpar os pelos de animais nos tapetes. Alguns modelos são 2 em 1, ou seja, a parte do depósito desprende-se do corpo e funciona como um aspirador portátil.

Mas existem desvantagens. Como são verticais, o raio de ação é curto, pelo que não chegam aos cantos mais difíceis da casa. Regra geral, o depósito tem pouca capacidade para armazenar a sujidade (existem modelos com maior capacidade, porém são mais pesados). No caso de alguns modelos a bateria, a autonomia normalmente é fraca e demora muito tempo a carregar.

Os aspiradores clássicos adaptam-se melhor aos diferentes espaços da casa, porque têm um raio de ação maior. São muito bons para limpar as escadas, os cantos apertados e os rodapés, por exemplo. A maioria dos modelos obtém bons resultados de limpeza nos pavimentos duros. No entanto, deixam a desejar nos tapetes.

Compare resultados de limpeza, preços e características no nosso teste a aspiradores clássicos e verticais.