Outras características
Tapetes: para alguns modelos, aspirar tapetes é um desafio. Em certos casos, é preciso passar o aspirador várias vezes (mais de 10) até ficar impecável. Se tiver um animal de estimação, escolha um modelo com boa nota na remoção de fibras e pelos.
Ruído: o ruído continua a ser um desafio para alguns aparelhos, que apresentam valores acima dos 75 decibéis, com certos modelos a chegarem aos 80. Caso seja muito sensível ao ruído, escolha um aspirador mais silencioso. Há diferenças importantes entre equipamentos.
Peso: o peso não é um problema quando está a aspirar um pavimento plano, por causa das rodas multidirecionais. Porém, se tiver de subir e descer escadas, considere esta questão. Alguns modelos têm 4 ou 5 quilos, pelo que são fáceis de transportar. Mas outros são mais pesados, com 8 ou 9 quilos, ou mesmo mais.
Raio de ação: relaciona-se, por exemplo, com a quantidade de vezes que terá de retirar a ficha da tomada para alcançar a zona mais distante da casa. Este alcance é determinado pela medida completa do cabo elétrico e pelo corpo do aparelho até ao final do tubo de sucção, incluindo a própria escova. Nalguns modelos, o alcance pode ser muito bom, cerca de 10 ou 12 metros. Noutros, é bastante curto, entre 7 a 8 metros, o que pode obrigar a parar várias vezes a limpeza para trocar de ficha.
Utilização: um aparelho leve, com um encaixe do tubo no corpo que seja giratório e rodas multidirecionais, facilita as manobras. Os modelos que permitem encaixar os acessórios no corpo ou no tubo do aparelho são mais práticos para arrumar. Uma faixa de borracha à volta do aspirador evita que danifique móveis ou portas, em caso de embate. A possibilidade de regular a potência de sucção no corpo ou no tubo do aparelho torna mais prático aspirar pequenos tapetes ou cortinados, sem correr o risco de os sugar pela escova.