Notícias

Mantenha a casa fresca de forma natural ou com equipamentos

04 junho 2020
mulher a abrir a janela para refrescar a casa

Caso não possa ter aparelhos de ar condicionado e precise de refrescar poucas divisões, teste opções de isolamento e sombreamento com proteção térmica.

Escolher o equipamento

Se a casa for naturalmente fresca e apenas precisar de arrefecê-la nos dias mais tórridos, uma ventoinha ou um ventilador de teto são suficientes, quando combinados com as medidas referidas anteriormente. Quando apenas uma ou duas divisões são mais quentes e não pode instalar aparelhos de ar condicionado, teste soluções de isolamento e sombreamentos passivo como estores ou toldos, por exemplo.

Se tiver locais para instalar unidades exteriores de ar condicionado, os aparelhos split com tecnologia inverter são os recomendados.

Se precisar de climatizar várias divisões da casa ao mesmo tempo, mas não quer ou pode fazer obras de remodelação (como a instalação, por exemplo, de tetos falsos), considere a instalação de sistemas multi-split ou, em alternativa, de sistemas de ar condicionado VRF.

Caso tenha possibilidade de fazer obras, colocando tetos falsos, poderá optar por uma solução em que as unidades interiores ficam ocultas, sendo a distribuição do ar feita através de condutas.

Prepare-se antes de avançar para a compra de um aparelho ar condicionado, respondendo a quatro questões essenciais sobre a área que pretende refrescar. Se for verão, regule o termóstato para os 24 ou 25 °C, e, se for inverno, para os 20 °C (aponte para os 22°C se estiverem presentes crianças pequenas ou pessoas com problemas de mobilidade); são essas as temperaturas de conforto ideais. Em último caso opte por um aparelho de ar condicionado portátil.