Notícias

Mantenha a casa fresca de forma natural ou com equipamentos

Ar condicionado centralizado ou de condutas

Num aparelho de ar condicionado centralizado ou de condutas, a unidade interior não é convencional, uma vez que é instalada, por exemplo, por cima de um teto falso e não é visível no interior da sala. Esta unidade está ligada à unidade exterior (mono-split, multi-split ou VRF) por dois tubos de cobre e tem sempre uma ligação ao exterior ou ao esgoto por causa dos condensados. Na divisão onde está instalada, capta o ar a climatizar através de grelhas e volta a colocar o ar climatizado na divisão, na mesma zona onde é feita a captura ou noutros pontos da sala, através de mangas flexíveis.

A grande vantagem deste tipo de aparelhos é a possibilidade de incluir a unidade interior em tetos ou paredes falsas. Com isto, reduz-se o impacto e a pegada visual do equipamento na divisão e pode conseguir uma quase completa integração do mesmo do design da divisão.

No geral, estes aparelhos podem produzir níveis de ruído superiores e não apresentar as mesmas funcionalidades das unidades interiores ditas “convencionais”.

Da mesma forma, a colocação das grelhas de insuflação e de captura de ar da sala tem de ser muito bem pensada, pois a sua alteração implicará obras estruturais. Como estas unidades interiores podem estar ligadas a qualquer uma das unidades exteriores, apresentam as mesmas limitações com as distâncias horizontais ou verticais de instalação e com diferentes ciclos de funcionamento (aquecimento e arrefecimento), caso estejam várias unidades interiores ligadas a uma só unidade exterior.

 

O projeto recebeu financiamento através do programa de investigação e desenvolvimento “Horizon 2020”, sob o contrato de subvenção nº749402. Nem a EASME nem a Comissão Europeia são responsáveis pela informação veiculada nem pela utilização das informações contidas na mesma.