Guia de compras

Ar condicionado portátil: guia de compras

02 junho 2020
Modelo de ar condicionado portátil

Um aparelho de ar condicionado portátil tem um desempenho inferior a um fixo, mas é uma boa alternativa caso não possa instalar um aparelho fixo em casa.

O ideal para combater o sobreaquecimento das casas seria adotar medidas logo durante a construção, apostando na escolha correta das janelas e sistemas de sombreamento, assim como no isolamento das paredes. Não sendo possível nas construções antigas, há outras "soluções passivas" possíveis de adotar e que permitem poupar eletricidade, como impedir que a energia solar entre pelas janelas, através de estores exteriores ou toldos, ventilar bem a casa ou limitar o uso dos aparelhos.

Quando todas as técnicas passivas são usadas e, ainda assim, é necessário o uso de máquinas, um aparelho de ar condicionado surge como uma boa opção. O portátil ou monobloco é, por norma, destinado ao uso temporário numa divisão e apenas quando não é possível instalar unidades split.

Ar condicionado monobloco: todo o equipamento numa só caixa

O dispositivo de ar condicionado móvel monobloco está numa só caixa e, por isso, é relativamente fácil de mover entre divisões.

Como em qualquer ar condicionado, com este dispositivo o ar da sala é aspirado, arrefecido para depois ser libertado na divisão onde está. Como o calor deve ser transferido para o exterior da casa, o dispositivo retira parte do ar extra da sala e liberta-o para fora da divisão através de uma mangueira ou tubo flexível (entre 1,10 m a 1,80 m de comprimento e 12 a 15 cm de diâmetro) que, geralmente, passa através de uma janela aberta.

Deve optar por um aparelho de ar condicionado portátil monobloco nos seguintes casos:

  • está numa casa que não é sua;
  • é difícil ou impossível instalar uma unidade externa e tubos através das paredes;
  • só precisa de usá-lo numa única divisão por algumas horas nos dias quentes;
  • abrir a janela não causa um problema de ruído ou segurança intolerável.

Os monoblocos têm um problema físico quando o ar interno é libertado para o exterior através de um tubo, pois abrir a janela implica necessariamente que o ar de fora entre. Esse ar costuma ser mais quente do que a atmosfera interna. Assim, cria-se um fluxo de ar quente que interfere e que também precisará de ser arrefecido. Também é possível passar o tubo pela parede, sem ter de abrir a janela, mas para isso é necessário fazer um furo.

Funções e consumo de um aparelho de ar condicionado portátil

Todos os aparelhos de ar condicionado portáteis estão equipados com rodas para que os possa mover mais facilmente. Mas tenha atenção que são equipamentos pesados: pesam, em média, 30 kg e medem 40 x 40 x 75 cm (com uma variação de cerca de 10 cm, dependendo do dispositivo).

Os aparelhos têm um comando e, pelo menos, um filtro sintético que deve limpar todas as semanas ou a cada duas semanas.

Um monobloco pode ser usado como ventilador, sem produzir frio. Assim economiza energia e não tem de colocar o tubo para o exterior, podendo usá-lo quando o clima é mais tolerável. Os aparelhos também podem ser usados como desumidificadores, apesar de não deverem ser comprados só para esse efeito.

Alguns monoblocos permitem a instalação de um tubo que drene a água por gravidade e de forma continuada. Quando não é esse o caso, o tanque do aparelho tem de ser esvaziado regularmente.

Os monoblocos têm uma potência de refrigeração de 2000 a 3500 Watts. A energia será reduzida pelo ar quente recebido, "aspirado" pelo monobloco. Se o ar externo estiver 5 graus mais quente do que no interior, o consumo de energia poderá aumentar em 30 por cento.

A eficiência energética de um monobloco é muito inferior a um aparelho de ar condicionado split. Em termos de consumo, um sistema split pode reduzir a fatura em mais de 50% para o mesmo desempenho.

 

O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTESTE, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições.


Imprimir Enviar por e-mail