Dicas

Ideias para ventilar a casa

25 julho 2014

25 julho 2014

Equilíbrio entre ventilação e aquecimento, sobretudo no inverno, preserva a saúde e a solidez da construção.

Se notar condensação, humidade ou gotículas nas paredes, é sinal de má ventilação e mau isolamento. Confira as dicas para renovar o ar.

• Abra as janelas com frequência e, quando possível, as de fachadas opostas, para obter um arejamento intensivo.
• Assegure a renovação necessária em todas as divisões repetindo a operação várias vezes ao dia. Por vezes, a corrente não se forma no sentido conveniente. O ar pode regressar ao interior e empurrar a humidade libertada por um duche para outras divisões. No inverno, as infiltrações do ar provocam ainda a queda acentuada da temperatura.
• O ideal é combinar arejamento intensivo periódico com técnicas de ventilação. O ar deve entrar através das divisões principais (quartos e salas) e sair pelas de serviço (cozinha e casa de banho). A comunicação é feita por debaixo das portas ou através de grelhas. Não bloqueie a passagem com tapetes.

Soluções de fundo
• Em edifícios com mais de um piso, a cozinha e a casa de banho devem ter sistemas de ventilação separados, para a humidade e os odores não passarem aos andares superiores.
• Melhore a ventilação com aberturas nas caixas dos estores. Escolha modelos auto-reguláveis, cujas lâminas abrem e fecham mediante a velocidade do vento.
• Por vezes, não é possível instalar grelhas nas caixas dos estores. As alternativas implicam alterações na construção. Aberturas na parede ou entre o caixilho da janela e esta, se não existirem de origem, requerem obras importantes. Já a introdução no caixilho não é tão complicada. Pode substituí-lo por um modelo com grelhas.
• Pode ainda colocar extractores nas janelas da cozinha, chaminé do fogão e casa de banho. Num prédio, não instale extractores mecânicos em condutas de casa de banho, excepto se desenhadas com esse fim. Prefira um extractor (girândola) no final da conduta. Mas precisa do acordo dos vizinhos.