Dicas

Como limpar e fazer a manutenção do ar condicionado

Para garantir que o ar condicionado funciona sem problemas, é fundamental cumprir o plano de manutenção aconselhado pelo fabricante. Saiba como se limpa o aparelho, passo a passo. 

10 maio 2022
Homem a abrir um aparelho de ar condicionado que está numa parede

iStock

Para usufruir do ar condicionado por vários anos, é essencial não descurar as manutenções regulares. Contudo, há cuidados que estão ao alcance do consumidor. É o caso da limpeza dos filtros das unidades que estão no interior da casa. Na primavera e no outono, ou seja, antes de começar a usar os aparelhos, abra a parte da frente da máquina e retire os filtros que se encontram acessíveis. Veja no manual a melhor forma de os limpar: muitos podem ser aspirados e lavados. Depois de secos, volte a colocá-los.

Pelo menos, a cada dois anos, contacte uma empresa certificada (conheça-as no site da Agência Portuguesa do Ambiente) para que verifique todos os aparelhos e faça a manutenção necessária. Para encontrar um profissional de confiança, visite o DECO PROTESTE SELECT.

Conheça o DECO PROTESTE select

Quanto custa a manutenção do ar condicionado?

Contacte várias empresas para pesquisar preços, pois há diferenças significativas. Será necessário fornecer alguns dados, como o número de aparelhos (dentro e fora de casa), a marca e, no caso da máquina exterior, onde está situada, pois verificar um aparelho numa varanda, por exemplo, pode ser mais simples do que outro que esteja preso numa parede alta. Em regra, os preços são por unidade e o preço médio de manutenção de um ar condicionado tipo split é de 100 euros. Já para um ar condicionado canalizado pode variar entre 170 e 230 euros. 

Limpar o ar condicionado passo a passo

Explicamos as etapas a seguir ao realizar a manutenção e limpeza de um aparelho de ar condicionado. No entanto, deve consultar o manual do fabricante do seu aparelho ou chamar um técnico certificado para as operações mais complexas. 

Unidade interior

Como fazer a manutenção do aparelho de ar condicionado - aparelho de interior

  • A unidade interior deve ser desmontada, para aceder ao interior, e os filtros devem ser removidos para os limpar. Os filtros absorvem as partículas de poeira e impedem que estas circulem pelo ar. Por isso, é importante mantê-los limpos. Caso contrário, o desempenho do ar condicionado pode ser afetado. Para limpá-los, não precisa de produtos de limpeza especiais, basta usar água fria e deixá-los a secar à sombra. Recomenda-se que o faça uma vez por ano. No entanto, se usar também o ar condicionado para aquecer, no inverno, limpe os filtros também nessa altura.
  • Contacte um técnico certificado para verificar todas as ligações.
  • A zona do ventilador e o interior do evaporador devem ser limpos com a ajuda de um aspirador.
  • Por fim, volte a montar a unidade interior e instale os filtros.

Unidade exterior

Como fazer a manutenção do aparelho de ar condicionado - aparelho de exterior

  • A manutenção da unidade exterior é um pouco mais complicada, pois é onde se encontra o gás refrigerante. Por esse motivo, o estado geral da máquina e as ligações (elétrica e de gás) devem ser verificadas por um técnico certificado. Ainda assim, se for acessível e não apresentar risco, pode limpar as aberturas externas com um aspirador ou com um pincel.
  • Um dos problemas que poderá encontrar durante a manutenção do ar condicionado é uma fuga do gás refrigerante. Nesse caso, não hesite e chame um técnico para reparar o equipamento e fazer um reabastecimento de gás.

Se está a pensar instalar um aparelho de ar condicionado ou trocar o aparelho que tem, veja o nosso comparador para fazer uma escolha acertada.

Compare modelos de ar condicionado

Junte-se à maior organização de consumidores portuguesa

A independência da DECO PROTESTE é garantida pela sustentabilidade económica da sua atividade. Manter esta estrutura profissional a funcionar para levar até si um serviço de qualidade exige uma vasta equipa especializada.

Registe-se para conhecer todas as vantagens, sem compromisso. Subscreva a qualquer momento.

Junte-se a nós

 

O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTESTE, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições.