Dicas

Ar condicionado com tecnologia inverter: como funciona

A tecnologia inverter torna os aparelhos de ar condicionado mais eficientes. Saiba como funciona e como tirar partido desta tecnologia para economizar energia.

comando de ar condicionado

iStock

Desenvolvida e introduzida nos aparelhos de ar condicionado fixos (split) no início dos anos 80, a tecnologia inverter torna estes equipamentos mais eficientes e silenciosos. Mas para tirar proveito de todas estas vantagens, é preciso entender como funcionam. Explicamos tudo o que precisa de saber.

Como funciona a tecnologia inverter?

A principal diferença entre um aparelho de ar condicionado com tecnologia inverter e um aparelho com tecnologia ligar/desligar (on/off) está no funcionamento do compressor. O compressor é o componente responsável por comprimir e movimentar o gás refrigerante entre o evaporador e o condensador, permitindo as trocas térmicas necessárias para que o ar atinja a temperatura desejada.

Num aparelho de ar condicionado com tecnologia inverter, o compressor nunca desliga e funciona continuamente, ajustando as suas condições de operação, permitindo manter a temperatura estável. Já nos aparelhos com tecnologia ligar/desligar, assim que é atingida a temperatura ambiente desejada, o compressor desliga automaticamente. Quando a temperatura ambiente aumenta, por exemplo, o compressor liga novamente na velocidade máxima e arrefece o ambiente.

Se pretende investir num aparelho de ar condicionado, ajudamo-lo a encontrar o melhor equipamento para as suas necessidades. Todos os modelos testados têm tecnologia inverter.

VER TESTE A APARELHOS DE AR CONDICIONADO

Vantagens

  • Os aparelhos de ar condicionado com tecnologia inverter consomem menos eletricidade, uma vez que o compressor não está constantemente a ligar e a desligar. Num aparelho de ar condicionado com tecnologia ligar/desligar, quando o compressor é ligado em plena capacidade, o ar condicionado consome uma quantidade significativa de eletricidade.
  • São menos ruidosos do que os aparelhos sem esta tecnologia.
  • Mantêm a temperatura ambiente constante e uniforme.
  • Há uma grande oferta de aparelhos com esta tecnologia, a preços competitivos.

Desvantagens

  • Se não souber utilizar adequadamente um aparelho de ar condicionado com tecnologia inverter, pode acabar por receber uma conta de eletricidade semelhante à que receberia se tivesse um aparelho com tecnologia ligar/desligar.

Como economizar energia com um ar condicionado com tecnologia inverter?

Como acontece com qualquer motor, os aparelhos de ar condicionado usam mais energia no arranque do que quando estão a funcionar à velocidade ideal. Por isso, quanto menos vezes o compressor precisar de ligar, menos eletricidade será necessária.

Para tirar o melhor proveito de um aparelho de ar condicionado com tecnologia inverter, o ideal é que defina a temperatura adequada para a divisão e que deixe o aparelho fazer o seu trabalho, sem interferências. Até poderá sentir-se tentado a desligá-lo quando a temperatura da divisão atingir um nível confortável, mas não deve fazê-lo. Deixe o aparelho funcionar eficiente e silenciosamente, mantendo a temperatura que definiu previamente. Desligue-o apenas se a divisão não estiver ocupada e não precisar de ser climatizada.

Saiba mais sobre como definir a temperatura mais adequada e conheça as nossas dicas para economizar energia com seu aparelho de ar condicionado.

Junte-se à maior organização de consumidores portuguesa

A independência da DECO PROTESTE é garantida pela sustentabilidade económica da sua atividade. Manter esta estrutura profissional a funcionar para levar até si um serviço de qualidade exige uma vasta equipa especializada.

Registe-se para conhecer todas as vantagens, sem compromisso. Subscreva a qualquer momento.

Junte-se a nós

 

O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTESTE, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições.