Ar condicionado: que equipamento instalar?

Que tipo de máquina comprar e com que potência são algumas das decisões a tomar. Descodificamos os termos técnicos.
Potência certa
Se o ar condicionado tiver uma potência inferior às necessidades da divisão a climatizar, não conseguirá atingir as temperaturas desejadas e trabalhará em esforço. Se tiver uma potência muito superior, o funcionamento não será o mais eficiente.
Para o nosso clima e construção típica, uma máquina de 9 mil BTU/h (2,5 kW) é suficiente para uma divisão de 18 a 20 m².
Se a casa tem muitas janelas viradas a sul ou oeste, muitos equipamentos elétricos ou ainda se o ambiente for húmido, poderá ter necessidade de um modelo de 12 mil BTU/h (3,5 kW).
Para salas com áreas superiores a 30 m², opte por modelos de 18 mil BTU/h (5 kW) ou por duas unidades de 9 mil BTU/h (2,5 kW). Fica mais caro, mas conseguirá uma melhor uniformização da temperatura e as máquinas serão menos ruidosas. Com esta opção pode poupar se na primavera e no outono só usar uma das unidades.
Para divisões até 12 m² chegam 7 mil BTU/h (2 kW). Mas se a janela estiver virada a oeste e recebe muita radiação da parte da tarde, já precisa de 9 mil BTU/h.
Exclusivo Simpatizantes
Para continuar a ler, basta entrar no site ou criar uma conta (disponível para subscritores e não-subscritores).