Dicas

Ar condicionado: o que fazer antes de chamar um técnico

13 maio 2021
Mulher de camisola laranja a ligar o aparelho de ar condicionado.

Quando o aparelho de ar condicionado deixa de funcionar corretamente, verifique qual o problema. Pode até resolver essa dificuldade sem precisar de um técnico e poupar tempo e dinheiro. Saiba como.

Início

Os nossos conselhos aplicam-se à generalidade dos aparelhos de ar condicionado. Mas aconselhamos a consultar o seu manual de instruções, dadas as especificidades e diferentes características de cada modelo.

Não tente reparar o aparelho agindo sobre componentes em tensão elétrica ou manusear o fluido que circula no seu interior. Chame de imediato a assistência técnica:

  • quando sai água da unidade interior;
  • se houver libertação de cheiro a queimado, ruídos altos anormais, entre outros, desligue a unidade e o disjuntor;
  • se o cabo elétrico principal está demasiado quente ou danificado;
  • quando qualquer um dos interruptores, disjuntores ou fusíveis deixam de funcionar adequadamente;
  • quando os interruptores ou botões não estão a funcionar bem.

Para saber mais sobre ar condicionado ou outros equipamentos, participe e faça parte da nossa comunidade Energias Renováveis.

4 problemas comuns com o ar condicionado

Antes de chamar o técnico, tente resolver alguns dos possíveis problemas do ar condicionado. 

1. Não liga

O que deve fazer se carrega no botão de ligar e o ar condicionado não funciona: 

  • verifique se os disjuntores de ambas as máquinas (interior e exterior) estão ligados;
  • confirme se tem alguma programação inserida, que impeça o funcionamento do aparelho;
  • veja se o comando tem pilhas;
  • para saber se existe algum problema no comando, tente ligar o ar condicionado na unidade interior;
  • se o aparelho parou, pode estar a equilibrar as pressões até conseguir ligar-se de novo. Neste caso, não há nada que possa fazer a não ser esperar cerca de três a cinco minutos;
  • se ativou a função de aquecimento, verifique se a temperatura ambiente já é superior à temperatura pedida no comando. Se ativou o arrefecimento, confirme se a temperatura ambiente é já inferior à temperatura selecionada.

2. Não faz frio

O filtro de ar pode estar sujo. Limpe o filtro com regularidade. Pode passar por água fria e deixar secar naturalmente. Se usar uma fonte de calor, poderá deformar o filtro.

Verifique se a velocidade do ventilador é a adequada. Obstruções como cortinas ou móveis podem prejudicar o fluxo do ar e fazer com que o aparelho meça temperaturas erradas e desligue antes de arrefecer a sala.

Se a divisão estiver muito quente quando ligar o ar condicionado, poderá demorar algum tempo até sentir o efeito refrescante. Se o aparelho tiver uma função “Turbo” ou semelhante, ligue-a para aumentar a ventilação e a potência do aparelho durante alguns minutos.

Se estiver um dia quente e com chuva, a unidade interior poderá estar a usar grande parte da sua capacidade na função de desumidificação, em detrimento do arrefecimento. Neste caso, não vale a pena chamar o técnico, porque ele também não poderá ajudar.

3. Cheiro desagradável

Verifique se não existem fontes de calor na divisão ou se não existem portas e janelas abertas.

Quando liga a unidade interior e sai um cheiro desagradável, deve verificar se os filtros estão limpos. Se a unidade interior estiver instalada numa área com fumo ou odores de comida, a passagem do ar pela máquina pode deixar resíduos que libertem odor quando a unidade é ligada. Em divisões muito húmidas, essa humidade pode acumular-se também na unidade interior e, quando entra em funcionamento, o odor será libertado para o ar.

Alguns modelos de ar condicionado possuem entrada de ar do exterior para renovação do ar interior. Se esse ar tiver um cheiro desagradável irá ser sentido no interior.

A unidade interior, em modo de arrefecimento, condensa a humidade presente no ar interior, recolhendo-a num tabuleiro de condensados, a partir de onde é escoada para o esgoto. Uma inclinação errada da unidade interior ou uma obstrução no escoamento poderão originar odores a humidade ou mofo.

4. Ruído

Verifique se o painel dianteiro está bem fechado. Ao colocar o filtro da última vez, poderá ter ficado mal fechado, provocando vibrações.

Mudanças de temperatura podem causar dilatações ou contrações nos materiais da unidade interior, o que poderá levar a que os plásticos emitam ruído momentaneamente.

Um ruído semelhante a água em movimento poderá ser ouvido, em alguns modelos, quando muda o modo de funcionamento ou devido à abertura ou fecho de válvulas. Esta situação é normal.

Outros problemas

O aparelho para repentinamente e depois começa a funcionar de novo.
Para proteção do sistema, o ar condicionado pode parar de funcionar devido a uma grande oscilação de voltagem. Se for este o caso, o sistema retoma automaticamente a operação em alguns minutos.

Liga o aparelho no modo de aquecimento, a máquina arranca, mas o ventilador não funciona.
Para evitar correntes de ar frio, alguns modelos inibem o funcionamento do ventilador até que a temperatura na unidade interior esteja suficientemente alta.

A unidade exterior está a funcionar, mas a unidade interior não faz aquecimento.
Se a temperatura exterior for baixa, o ar condicionado poderá estar a realizar a descongelação automática. Nesse modo, a unidade interior não produz ar quente.

Não consigo alterar a velocidade do ventilador.
Em alguns modos de funcionamento, a velocidade do ventilador é ajustada automaticamente e não pode ser alterada manualmente.

Junte-se à maior organização de consumidores portuguesa

A independência da DECO PROTESTE é garantida pela sustentabilidade económica da sua atividade. Manter esta estrutura profissional a funcionar para levar até si um serviço de qualidade exige uma vasta equipa especializada.

Registe-se para conhecer todas as vantagens, sem compromisso. Subscreva a qualquer momento.

Junte-se a nós