Dicas

Ar condicionado centralizado ou de condutas: tudo o que precisa de saber

Instalar ar condicionado centralizado ou de condutas pode ser a melhor opção para quem já tem teto falso instalado ou vai fazer obras. Saiba como funciona este tipo de sistema e os prós e contras.

ar condicionado

iStock

Se está a considerar fazer obras em casa e renovar os aparelhos de ar condicionado, um sistema de ar condicionado centralizado ou de condutas pode ser a melhor opção. Este tipo de sistema permite arrefecer ou aquecer a casa inteira e, à semelhança dos sistemas mono-split, possui uma unidade exterior e uma única unidade interior. No entanto, o ar não é distribuído diretamente através da unidade interior, mas sim através de condutas que ligam esta unidade às diferentes divisões de uma casa. Esta unidade interior situa-se, regra geral, numa divisão mais isolada da casa e com pouco uso (corredor, despensa, etc.) e deve estar num local de fácil acesso para permitir a manutenção e eventuais reparações.

As condutas devem ser isoladas termicamente para minimizar as perdas de energia entre a unidade interior e as diferentes divisões e estão, na maioria dos casos, localizadas num teto falso, pelo que, se a sua casa já tiver teto falso, a instalação deste sistema será relativamente fácil. O ar é expelido através de grelhas instaladas nas diferentes divisões.

Além disso, o equipamento pode ser controlado a partir de um único ponto para definir a temperatura, o modo de funcionamento, etc., ou pode ter vários pontos, em cada divisão, para definir a temperatura de cada uma delas de forma independente ou até para desativar o ar condicionado em determinadas divisões. Se a sua casa for muito grande, recomendamos a aquisição de um comando para cada divisão ou que se certifique de que cada divisão tem o seu próprio termóstato.

Antes de tomar uma decisão, analise os prós e contras deste sistema de ar condicionado.

Prós

  • A estética é a principal vantagem deste tipo de sistema de ar condicionado, uma vez que não são precisas unidades interiores para distribuir o ar em cada divisão, uma vantagem relevante em espaços pequenos.
  • Em casas recém-construídas, o teto falso com condutas pode já estar instalado, pelo que a instalação poderá ser mais simples e menos dispendiosa.
  • Este sistema de ar condicionado é mais silencioso do que os aparelhos de ar condicionado tradicionais, como os sistemas split, já que a unidade interior, principal responsável pelo ruído gerado no interior da divisão, está, geralmente, localizada num local mais isolado da casa.
  • É a opção mais conveniente para casas grandes ou com mais do que um andar, nas quais seria mais difícil climatizar cada divisão com um sistema de ar condicionado mono-split ou multi-split.

Contras

  • A principal desvantagem em relação às outras alternativas é o custo mais elevado, principalmente se a casa ainda não tiver teto falso instalado.
  • Este tipo de sistema tem uma instalação mais complexa: poderá necessitar de trabalhos de alvenaria. No entanto, deve ponderar a sua instalação se estiver a planear remodelações na sua casa.
  • Por ter apenas uma unidade exterior e uma unidade interior, em caso de avaria todo o sistema deixa de funcionar.
  • A manutenção do aparelho é mais simples, mas é mais cara em caso de avaria. A manutenção e a limpeza das condutas, por outro lado, pode ser mais complexa.
  • Se o modelo de ar condicionado que escolher não permitir controlar a temperatura por divisão ou desativar o funcionamento em determinadas divisões, de forma independente, o custo energético pode ser superior ao que teria se tivesse vários aparelhos do tipo split fixos.
  • Pode ter de atualizar o circuito elétrico da sua casa para instalar o equipamento.

Dicas de instalação e manutenção de ar condicionado centralizado

Há vários fatores a ter em conta caso pretenda instalar um sistema de ar condicionado centralizado ou de condutas.

  • Distribuição das divisões: quantos andares existem? Quais são as dimensões de cada divisão? Qual a utilidade de cada uma?
  • Tamanho, posição e orientação das janelas e portas.
  • Tipo de construção e isolamento da fachada, pisos e cobertura.
  • Número de pessoas que moram na casa e os aparelhos elétricos em cada divisão.
  • Espaço disponível no teto falso e limitações do espaço exterior.
  • Potência necessária: se o aparelho for muito potente pode necessitar de melhorias no circuito elétrico (há também aparelhos de ar condicionado que precisam de corrente trifásica). Saiba como calcular a potência ideal do ar condicionado para as suas necessidades.

Recomendamos também que contacte pelo menos duas ou três empresas especializadas na instalação de sistemas de ar condicionado para obter orçamentos e propostas técnicas adequadas às suas necessidades.

No que diz respeito à manutenção do equipamento, há dicas para os aparelhos do tipo split que também se aplicam aos aparelhos de ar condicionado centralizado ou de condutas. No entanto, há algumas diferenças que deve ter em conta:

  • o filtro de um sistema de ar condicionado centralizado está localizado na parte traseira da unidade interior. O seu acesso é, geralmente, simples, através de uma pequena porta, pelo que basta abri-la, retirar o filtro, lavá-lo e deixar que seque antes de o voltar a colocar no aparelho;
  • as grelhas de ventilação por onde sai o ar de cada divisão também costumam incorporar filtros que precisam de ser lavados;
  • a limpeza das condutas de ar condicionado é mais complicada e deve ser realizada por um técnico certificado. Se garantir que os filtros da unidade interior e as grelhas estão bem conservados, a limpeza das condutas não necessitará de ser feita com tanta frequência.
  • pelo menos, a cada dois anos, contacte uma empresa certificada para verificar o aparelho e fazer a manutenção necessária. Para encontrar um profissional de confiança, visite o DECO PROTESTE SELECT.

Junte-se à maior organização de consumidores portuguesa

A independência da DECO PROTESTE é garantida pela sustentabilidade económica da sua atividade. Manter esta estrutura profissional a funcionar para levar até si um serviço de qualidade exige uma vasta equipa especializada.

Registe-se para conhecer todas as vantagens, sem compromisso. Subscreva a qualquer momento.

Junte-se a nós

 

O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTESTE, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições.