Como testamos

Ar condicionado portátil: como testamos

02 junho 2020
Painel de comando de um ar condicionado portátil

Um bom aparelho de ar condicionado portátil deve arrefecer uma divisão uniformemente, com pouco consumo de energia e pouco ruído. Em laboratório, também avaliámos a facilidade de usar e manobrar.

A principal função de um ar condicionado portátil é arrefecer adequadamente uma divisão, distribuindo o ar de forma uniforme. Deve, depois, conseguir fazê-lo consumindo pouca energia elétrica e com um nível de ruído reduzido. Finalmente, sendo um equipamento portátil, deve ser fácil de manobrar e de usar. Tivemos todos estes aspetos em conta para desenhar o nosso teste em laboratório.

Para determinar a rapidez a arrefecer, os aparelhos foram testados numa sala onde colocamos diversas sondas para medir a temperatura. Começamos com uma temperatura de 35ºC na sala e medimos o tempo que cada aparelho demora a atingir os 25ºC, a temperatura de conforto indicada para o verão.

Para avaliar a distribuição da temperatura, neste caso, medimos as diferenças de temperatura entre as diversas sondas espalhadas na sala nos primeiros 10 minutos de operação e, novamente, após 3 horas de funcionamento.

A avaliação do desempenho energético obedece a vários aspetos. O mais importante é a eficiência energética, ou seja, a razão entre a energia útil para arrefecer a sala e o consumo de eletricidade. Quanto maior este valor, melhor. Depois, consideramos o consumo energético total para arrefecer a sala de 35ºC para 25ºC, assim como o consumo em standby.

Os aparelhos de ar condicionado portátil, por norma, têm várias regulações da ventilação. Medimos o nível de ruído à velocidade máxima, média e mínima.

Por último, avaliámos os aspetos mais práticos na utilização quotidiana destes equipamentos. O mais importante é serem fáceis de transportar e manobrar. Vimos também a facilidade em limpar os filtros e despejar o depósito de água. Avaliámos a facilidade de uso do comando e a colocação do tubo na janela.

 

O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTESTE, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições.