Notícias

Fidelidade eleita a melhor seguradora

No primeiro estudo da DECO PROTESTE que avaliou as seguradoras que comercializam o conjunto de produtos mais procurados pelos consumidores, o primeiro lugar coube à Fidelidade. Para este resultado, pesou sobretudo a satisfação com a companhia.

03 novembro 2022
melhor seguradora

iStock

Para eleger a melhor seguradora a operar em Portugal, a DECO PROTESTE comparou as companhias que comercializam o conjunto de produtos mais procurados pelos consumidores nacionais – seguro automóvel, seguro de saúde, seguro de vida e seguro multirriscos-habitação. Na estreia deste estudo, a Fidelidade obteve a melhor pontuação (70%), seguida da Liberty e da Allianz, com 64% e 63%, respetivamente. Além destas companhias, foram também incluídas no estudo a Lusitania, a Mapfre, a Tranquilidade e a UNA.

Para os resultados, foram avaliados vários critérios. Por um lado, a satisfação com as seguradoras, aferida através do inquérito aos subscritores da DECO PROTESTE, e as reclamações relativas a estas companhias. Por outro lado, os resultados dos estudos regulares à qualidade dos quatro tipos de apólices referidos.

A distinção daquela que, de um modo geral, é a melhor seguradora não significa, no entanto, que deva deixar de comparar propostas de diferentes seguradoras antes da contratação de qualquer apólice. Os comparadores da DECO PROTESTE tornam essa tarefa mais fácil.

Clientes satisfeitos com a seguradora

A satisfação com os seguros comercializados por este conjunto de companhias foi apurada com base no inquérito anual online da DECO PROTESTE aos seus subscritores, realizado em janeiro de 2022, e que, no total, reuniu 12 039 respostas.

No que toca à satisfação com o seguro automóvel, a Fidelidade liderou este grupo, com alguma distância da segunda classificada, a Liberty. Os motivos de satisfação prendem-se, sobretudo, com os reembolsos, o tempo necessário para a regularização de sinistros e a transparência do processo. No seguro de saúde, a Fidelidade obteve as melhores classificações nos serviços online, no serviço de call center e na qualidade dos cuidados de saúde da rede de prestadores. Já no seguro multirriscos-habitação, foi a Liberty que liderou, valorizada pelos seus serviços online.

Pelas suas características, o seguro de vida não é incluído no inquérito de satisfação, pois, numa grande parte dos casos, é acionado em caso de morte do titular.

Pouco a reclamar

No que toca às reclamações, as pontuações foram ponderadas de acordo com a quota de mercado de cada seguradora, em 2021. Ou seja, o número de queixas efetivamente recebidas nos serviços de informação da DECO PROTESTE e na plataforma Reclamar foi comparado com o número estimado, tendo em conta a dimensão da companhia de seguros. A classificação final foi dada com base nesse rácio.

Neste ponto, a Fidelidade voltou a ocupar o primeiro lugar, com o menor rácio entre reclamações apresentadas e esperadas tendo em conta a sua quota de mercado, e, em segundo lugar, a Lusitania. No extremo oposto, está a Mapfre, com o rácio mais elevado, e, em penúltimo, a Tranquilidade.

Avaliação seguro a seguro

Para o título de melhor seguradora contribuíram também os resultados obtidos nos estudos regulares ao seguro automóvel, seguro multirriscos-habitação, seguro de saúde e seguro de vida associado ao crédito habitação. Estes permitiram aferir quais destas seguradoras se posicionam melhor na relação qualidade-preço.

Seguro automóvel

Foram comparadas as apólices de danos próprios deste conjunto de seguradoras, para um carro novo e condutor com 40 anos, sem sinistros nos últimos cinco anos. A Liberty obteve a melhor pontuação (86%), seguida da Fidelidade (67%).

Seguro de saúde

Na oferta de seguros de saúde, foram avaliadas as melhores apólices com hospitalização, ambulatório e estomatologia para um perfil de 40 anos. Neste caso, é a Tranquilidade que se destaca (com 71%), seguida da Lusitania (69 por cento).

Seguro multirriscos-habitação

No seguro multirriscos-habitação, a Tranquilidade (79%) e a Allianz (70%) são as seguradoras mais bem posicionadas. Foram consideradas apólices para paredes e recheio, incluindo fenómenos sísmicos, com valor de reconstrução de 100 mil euros e 30 mil para o recheio.

Seguro de vida

Na avaliação a seguros de vida, com cobertura de invalidez total e permanente (ITP) – a opção recomendada por ser mais completa – para um titular de 35 anos e um empréstimo de 200 mil euros a 30 anos, são a UNA (76%) e a Tranquilidade (71%) que mais se destacam.

Junte-se à maior organização de consumidores portuguesa

A independência da DECO PROTESTE é garantida pela sustentabilidade económica da sua atividade. Manter esta estrutura profissional a funcionar para levar até si um serviço de qualidade exige uma vasta equipa especializada.

Registe-se para conhecer todas as vantagens, sem compromisso. Subscreva a qualquer momento.

Junte-se a nós

 

O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTESTE, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições.