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Exclusões desiludem clientes das seguradoras

Descobrir que o seguro não cobre as despesas de um sinistro é o principal motivo de descontentamento dos clientes de seguradoras, releva o nosso último inquérito de satisfação. Saiba que seguradoras estão entre as mais apreciadas pelos nossos subscritores.

  • Dossiê técnico
  • Ana Almeida
  • Texto
  • Ana Santos Gomes
07 setembro 2021 Exclusivo
  • Dossiê técnico
  • Ana Almeida
  • Texto
  • Ana Santos Gomes
Insatisfação com seguros

iStock

As exclusões dos seguros, usadas como justificação para rejeitar o pagamento de despesas de um sinistro, são o principal problema apontado pelos clientes descontentes com a sua seguradora. No último inquérito anual de satisfação com seguradoras, um em cada quatro clientes de seguros multirriscos-habitação já tinha sido confrontado com exclusões inesperadas. O mesmo aconteceu com 14,8% dos clientes de seguros de saúde e 6,1% de seguro automóvel.

É só quando o sinistro já aconteceu ou quando necessitam de autorização para avançar com determinado tratamento (no caso dos seguros de saúde), que muitos consumidores descobrem, afinal, que a apólice exclui uma despesa que julgavam coberta. Este cenário prova que há ainda um longo caminho a percorrer na venda esclarecida de seguros em Portugal. De um lado estão companhias de seguros - ou seus mediadores - que têm de melhorar a informação prestada ao consumidor durante a venda. E do outro estão consumidores que têm também de prestar mais atenção ao contratos que assinam, lendo cuidadosamente a informação sobre as coberturas subscritas, mas também as exclusões previstas nos contratos.

No nosso inquérito, poucas companhias de seguros conseguiram registar pontuações acima de 7, numa escala de 1 a 10 pontos. Médis, MGEN e CA Seguros lideram o ranking de satisfação nos seguros de saúde. Já a OK! Teleseguros, a Zurich e a Fidelidade obtêm as pontuações mais elevadas em satisfação com o seguro automóvel. No multirriscos-habitação, a companhias que obtêm maiores índices de satisfação são a CA Seguros, a OK! Teleseguros e a GNB Seguros.

Insatisfação com seguros - gráficos

Como fizemos o nosso estudo

O inquérito anual de satisfação com seguradoras foi feito com base em mais de 11 mil respostas. O inquérito online aos nossos subscritores sobre a satisfação com as seguradoras foi feito em janeiro de 2021. Obtivemos 5984 questionários válidos, aos quais juntámos os do ano anterior, para aumentar a robustez dos resultados, num total de 11 166 respostas.

Em caso de conflito com a sua seguradora, pode apresentar a sua reclamação na nossa plataforma Reclamar. A queixa será encaminhada para a seguradora, contando com o nosso apoio na mediação do processo.

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