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Exclusões desiludem clientes das seguradoras

Descobrir que o seguro não cobre as despesas de um sinistro é o principal motivo de descontentamento dos clientes de seguradoras, releva o nosso último inquérito de satisfação. Saiba que seguradoras estão entre as mais apreciadas pelos nossos subscritores.

07 setembro 2021 Exclusivo
Insatisfação com seguros

iStock

As exclusões dos seguros, usadas como justificação para rejeitar o pagamento de despesas de um sinistro, são o principal problema apontado pelos clientes descontentes com a sua seguradora. No último inquérito anual de satisfação com seguradoras, um em cada quatro clientes de seguros multirriscos-habitação já tinha sido confrontado com exclusões inesperadas. O mesmo aconteceu com 14,8% dos clientes de seguros de saúde e 6,1% de seguro automóvel.

É só quando o sinistro já aconteceu ou quando necessitam de autorização para avançar com determinado tratamento (no caso dos seguros de saúde), que muitos consumidores descobrem, afinal, que a apólice exclui uma despesa que julgavam coberta. Este cenário prova que há ainda um longo caminho a percorrer na venda esclarecida de seguros em Portugal. De um lado estão companhias de seguros - ou seus mediadores - que têm de melhorar a informação prestada ao consumidor durante a venda. E do outro estão consumidores que têm também de prestar mais atenção ao contratos que assinam, lendo cuidadosamente a informação sobre as coberturas subscritas, mas também as exclusões previstas nos contratos.

No nosso inquérito, poucas companhias de seguros conseguiram registar pontuações acima de 7, numa escala de 1 a 10 pontos. Médis, MGEN e CA Seguros lideram o ranking de satisfação nos seguros de saúde. Já a OK! Teleseguros, a Zurich e a Fidelidade obtêm as pontuações mais elevadas em satisfação com o seguro automóvel. No multirriscos-habitação, a companhias que obtêm maiores índices de satisfação são a CA Seguros, a OK! Teleseguros e a GNB Seguros.

Insatisfação com seguros - gráficos

Como fizemos o nosso estudo

O inquérito anual de satisfação com seguradoras foi feito com base em mais de 11 mil respostas. O inquérito online aos nossos subscritores sobre a satisfação com as seguradoras foi feito em janeiro de 2021. Obtivemos 5984 questionários válidos, aos quais juntámos os do ano anterior, para aumentar a robustez dos resultados, num total de 11 166 respostas.

Em caso de conflito com a sua seguradora, pode apresentar a sua reclamação na nossa plataforma Reclamar. A queixa será encaminhada para a seguradora, contando com o nosso apoio na mediação do processo.

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