Notícias

Exclusões desiludem clientes das seguradoras

Na hora de avaliarem as seguradoras, os consumidores mostram-se descontentes e as exclusões previstas nas apólices são o principal motivo. Conclusões do nosso último inquérito de satisfação, que releva também quais as seguradoras que mais desagradam aos clientes.

20 setembro 2022 Exclusivo
Insatisfação com seguros

iStock

Numa escala de 1 a 10, a satisfação dos clientes com os seguros de saúde, automóvel e multirriscos-habitação não vai além dos 7,4. É o que revela o inquérito anual, que conduzimos junto dos nossos subscritores. A insatisfação prende-se, sobretudo, com as exclusões: no momento em que acionam o seguro, os consumidores deparam com despesas que, ao contrário do que julgavam, não estão cobertas pela apólice contratada.

Problemas que evidenciam a necessidade de maior clareza por parte das seguradoras sobre as apólices que comercializam e, ao mesmo tempo, de atenção redobrada às condições contratuais por parte dos consumidores, aquando da subscrição dos seus seguros.

 

 

 

Seguro multirriscos-habitação com mais problemas

No caso do seguro multirriscos-habitação, o índice máximo de satisfação não atinge sequer a marca dos 7 pontos. Este produto é também o que reúne a maior percentagem de queixas no que toca às exclusões, com 25% dos inquiridos que ativaram a apólice a manifestarem esse problema. Valores que contrastam com os do seguro automóvel (5%) e do seguro de saúde, que, ainda assim, chegam aos 15 por cento.

Um quinto dos inquiridos queixam-se também de não terem sido reembolsados na totalidade, quando acionaram o seguro multirriscos. Para tentar evitar este problema, é importante que o tomador da apólice faça uma correta avaliação dos bens a segurar ou, em caso de sinistro, correrá o risco de o capital seguro se revelar insuficiente para cobrir as despesas.

Como fizemos o nosso estudo

Durante o mês de janeiro de 2022, realizámos um inquérito online aos nossos subscritores sobre a sua satisfação com seguros. Obtivemos 6055 questionários válidos. Para obtermos resultados mais robustos, juntámos os do ano anterior, dando-lhes menor peso, o que perfez um total de 12 039 respostas.

Em caso de conflito com a sua seguradora, pode apresentar a sua reclamação na nossa plataforma Reclamar. A queixa será encaminhada para a seguradora, contando com o nosso apoio na mediação do processo.

Junte-se à maior organização de consumidores portuguesa

A independência da DECO PROTESTE é garantida pela sustentabilidade económica da sua atividade. Manter esta estrutura profissional a funcionar para levar até si um serviço de qualidade exige uma vasta equipa especializada.

Registe-se para conhecer todas as vantagens, sem compromisso. Subscreva a qualquer momento.

Junte-se a nós

 

O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTESTE, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições.