Notícias

Quanto receberá de reforma? Simule na Segurança Social

A Segurança Social lançou um novo simulador do valor da pensão por velhice ou invalidez. Permite fazer o cálculo de forma automática ou à medida e faculta uma resposta em poucos segundos.

16 maio 2018
simulador

iStock

Através da ferramenta “Simular pensão”, disponível no serviço Segurança Social Direta do site da Segurança Social, pode obter uma previsão de quanto será a sua pensão por velhice ou invalidez.

Para aceder, terá de estar registado no site da Segurança Social. Depois, bastará introduzir o seu número de Segurança Social e palavra-passe para entrar, selecionar o menu “Pensões” e a opção “Simulador de pensões”. Encontrará dois tipos possíveis de simulação: automática e à medida.

simulador

A simulação automática está disponível apenas para a pensão por velhice. É calculada com base nos salários que recebeu até ao ano anterior (se fizer o cálculo em 2018, contam os rendimentos até 2017) e que constem da base de dados da Segurança Social. Ou seja, ficam de fora eventuais contribuições para a Caixa Geral de Aposentações ou outros regimes de previdência. Não necessita de introduzir o ano em que cessará funções, pois é calculado automaticamente, de acordo com o seu ano de nascimento e a idade legal previsível para a reforma

O resultado devolvido é a idade prevista para a reforma e uma estimativa do valor bruto da pensão que receberá. O cálculo dos rendimentos futuros tem por base uma atualização anual (crescimento dos salários em cada ano) e uma inflação de 0,5% por ano. É ainda indicado o valor sem aplicação da taxa de inflação. Caso tenha uma carreira contributiva longa, é referido se o valor da pensão inclui alguma bonificação.

Simular pensão para quem se reforma mais cedo

Para descobrir quanto receberá de pensão caso opte por abandonar a vida ativa numa data diferente, basta que, depois de fazer a simulação automática, clique em “O que pode esperar se simular noutra data”. Assim, saberá qual a redução por antecipar a reforma, ou, pelo contrário, quanto aumentará a pensão se prolongar a vida ativa. Já se clicar em “Obter os salários que contaram para esta simulação”, acede a informação sobre os rendimentos em que se baseia o cálculo feito.

Para fazer mais alterações às variáveis do cálculo da sua pensão por velhice, ou para obter simulações para a reforma por invalidez (absoluta ou relativa), deve escolher a simulação à medida. 

Esta opção permite acrescentar informação sobre outras pensões que prevê receber e respetivos montantes. É igualmente possível consultar o valor estimado para a reforma antecipada motivada por uma situação de desemprego de longa duração, mas também corrigir valores passados que apresentem erro ou estimar valores futuros com condições diferentes (com percentagens de atualização distintas em cada ano, por exemplo). Pode, ainda, somar um eventual período de serviço militar obrigatório.

simulador

A simulação à medida permite manipular mais variáveis de cálculo. É possível, por exemplo, introduzir percentagens diversas na inflação e na taxa anual de crescimento.

Esta ferramenta pode ser um bom apoio para refletir sobre o seu futuro profissional e sobre o momento em que pretende reformar-se. Mas os resultados das simulações são apenas estimativas e baseiam-se nas atuais regras de acesso à reforma. Se a lei mudar ou algum fator variar (como o valor dos rendimentos ou a mudança para um quadro de desemprego), as contas poderão não ser as mesmas.

Pode comparar a previsão do valor da pensão consoante a data escolhida para a reforma: por exemplo, é possível verificar que só mais uns meses de trabalho permitirão um montante bastante mais elevado, fruto da existência de bonificações ou da eliminação de penalizações.