Notícias

Como ter uma reforma dourada

10 dezembro 2015 Arquivado
Como ter uma reforma dourada

10 dezembro 2015 Arquivado

Médico dentista, casado e perto da idade da reforma, o nosso leitor tem um património de fazer inveja a muitos investidores: cerca de três milhões de euros. A nossa equipa revela como obter uma reforma de 5000 euros. 

O grosso do investimento dos 3 milhões de euros está aplicado em fundos de investimento e em obrigações. Mas 2% do capital é usado em corretoras para fazer trading com ativos especulativos e de curto prazo. Pretende manter esta atividade, ter uma reforma de 5000 euros mensais e reduzir o risco da sua carteira. Para conseguir estes montantes, terá de conseguir uma taxa média de rentabilidade líquida da carteira de pelo menos 2,05%.

As recomendações da PROTESTE INVESTE

A nossa equipa recomenda que mantenha 10% do património total em depósitos a prazo, que poderá aplicar em opções com taxa mais elevada e que permitam mobilização antecipada como o Invest Choice Novos Depósitos (12 meses, no Banco Invest) ou Valor Crescente do Banco Privado Atlântico (24 meses). O remanescente dos 4% que estão em depósitos será reinvestido.

A maioria das obrigações detidas já tem o nosso conselho de venda, mas pode ter menos valias, com exceção das obrigações da SAD. Porém, pode reinvestir o capital de vários títulos que vencem nos próximos meses.

Quando libertar capital dos depósitos e das obrigações, deve reforçar os Certificados do Tesouro Poupança Mais até atingir 25% do total da carteira. O remanescente (7 % do total) pode ser aplicado no seguro de Capitalização Generali + Poupança, porque apesar de ter uma comissão pesada de 2% paga de uma só vez, garante capital e tem um rendimento mínimo de 2,5%. Desde 2010 rendeu, em média, 4,5% brutos. Se a aplicação durar mais de oito anos a tributação é reduzida: apenas 11,2 por cento. 

O capital aplicado na carteira neutra da PROTESTE INVESTE pode ser reinvestido no novo fundo Seleção Defensiva.

Quanto às ações que detém, são para manter já que a maioria tem o nosso conselho de compra, mas será ainda mais fácil seguir as nossas recomendações caso opte pelo protocolo PROTESTE INVESTE/Banco Carregosa, que replica automaticamente a nossa carteira de ações. 

Com as nossas recomendações é possível que esta carteira ultrapasse o rendimento médio esperado, ou seja 3% excedendo as expectativas do investidor. É caso para dizer que terá uma reforma dourada.

Consulte a análise completa no portal PROTESTE INVESTE.


Imprimir Enviar por e-mail