Notícias

Seguros da Lusitania são interessantes para investir?

Trata-se de seguros, mas são alternativas aos depósitos por terem capital e rendimento garantido. Pode considerá-los para aplicar as suas poupanças.

30 abril 2020
moedas e gráficos a indicar crescimento de rendimento dos investimentos

iStock

Como não são depósitos, não estão ao abrigo do Fundo de Garantia de Depósitos. Mas as seguradoras têm as suas próprias reservas.

Os dois seguros da Lusitania Vida têm um período de subscrição limitado (apenas até ao final deste ano) e depois deixam de estar disponíveis. A Lusitania apresenta seguros novos a cada ano.

O Lusitania Rendimento 2020 e o Lusitania Investimento 2020 são dois seguros de capitalização da Lusitania Vida a 3 e 5 anos, respetivamente. O Lusitania Rendimento 2020 garante um rendimento de 1,1% líquido ao ano e o Lusitania Investimento 2020 rende 0,9% líquido ao ano. São duas alternativas de capital garantido que pode considerar para aplicar as poupanças a médio prazo.

Seguro Lusitania Rendimento 2020 (3 anos) rende 1,1% líquidos

A subscrição do Lusitania Rendimento 2020 é feita através de uma entrega única (não permite reforços posteriores), com o mínimo de 500 euros e múltiplos de 100 euros. Há uma comissão de subscrição de 0,75%, mas assumida pela seguradora, ou seja, a comissão não é cobrada ao investidor.

O capital investido é aplicado num fundo composto em mais de 80% por títulos de rendimento fixo de dívida pública e privada, emitida em estados da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico).

A partir do final do quarto mês é permitido efetuar o resgate total, estando sempre garantido o capital investido. O rendimento anual é calculado e pago, no fim de cada anuidade, por aplicação da taxa de juro anual respetiva ao capital seguro. No final do prazo obtém, em média, 1,1% líquidos ao ano.

Seguro Lusitania Investimento 2020 (5 anos) rende 0,9% líquidos

Tal como o produto acima, a subscrição é feita através de uma entrega única, com o mínimo de 500 euros e múltiplos de 100 euros. Há uma comissão de subscrição de 1% mas também não é cobrada ao investidor.

Para prazos de aplicação a 5 anos, a fiscalidade dos seguros de capitalização é mais vantajosa: se mantiver até ao fim, é aplicada uma taxa de imposto de 22,4%, em vez dos 28% para prazos inferiores.

Se mantiver até final do prazo, tem um rendimento bruto acumulado de 6,2%, o que equivale a uma TAEL (Taxa Anual Efetiva Líquida) de 0,9%. Mas pode efetuar o resgate total a partir do final do 6º mês, recebendo assim o capital investido acrescido de um rendimento.

Compare o rendimento destes dois seguros de capitalização da Lusitania Vida com os melhores depósitos, os Certificados de Aforro e os Certificados do Tesouro, no portal da PROTESTE INVESTE e saiba quais as recomendações dos nossos especialistas para aplicar as poupanças.

 

O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTESTE, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições.