Notícias

Rendimento garantido: 3 opções para 2015

16 janeiro 2015 Arquivado

16 janeiro 2015 Arquivado

Em 2014, as taxas dos depósitos não pararam de descer e tudo indica que se deverão manter baixas. Conheça as três melhores opções de capital garantido para aplicar em 2015.

1.ª opção: garanta 3% ao ano com os Certificados do Tesouro Poupança Mais
Se tiver a certeza de que não vai necessitar do montante por mais de um ano, esta é a aplicação mais indicada. Os CTPM são o produto mais recente de dívida pública e podem ser subscritos nos Correios. Não permitem a mobilização nos primeiros 12 meses e pagam juros anuais a taxa crescente. O mínimo para investir é de 1000 euros e o prazo máximo é de cinco anos.

A taxa varia entre 2,75% e 5% bruta. Em termos efetivos, garante 3% líquidos se mantiver durante os cinco anos. No quarto e quinto ano, ao valor da taxa de juro fixada (5%), acresce um prémio, a ser divulgado pela Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública, correspondente a 80% do crescimento médio real do PIB nos últimos quatro trimestres conhecidos no mês anterior à data de pagamento de juros. O prémio apenas tem lugar no caso de crescimento médio real do PIB positivo. Saiba quanto pode ganhar no portal PROTESTE INVESTE

2.ª opção: 2,2% ao ano é quanto rendem os Certificados de Aforro
É uma aplicação com mais de meio século de história e já teve várias séries. Depois de cinco anos com rendimento pouco popular, são novamente um produto preferido para aplicar a curto prazo, de baixo risco e com a garantia do Estado, pois, tal como os CTPM, fazem parte da dívida pública. Atualmente está em comercialização a série C e, em dezembro, a taxa mantém-se em 2,2% líquida. Rendem tanto quanto os melhores depósitos a prazo. Capitalizam trimestralmente e a taxa de juro beneficia atualmente de um bónus de 2,75% bruto, até final de 2016. Assim, nos próximos dois anos, tem a garantia da remuneração nunca ser inferior a 2% líquida, o que é muito apelativo neste período de baixas taxas de juro. Subscrevem-se nos Correios a partir de 100 euros. Faça as contas e veja quanto pode ganhar

3.ª opção: depósitos para prazos de 6 ou 12 meses rendem até 2,2%
As melhores taxas que atualmente encontra nos depósitos a prazo são em depósitos promocionais, geralmente para novos clientes ou novos capitais. Por exemplo, 2,7% líquidos para os novos clientes do Banco Best, mas para um prazo de três meses. Como as taxas se deverão manter baixas ou mesmo descer ainda um pouco mais nos próximos meses, a PROTESTE INVESTE recomenda que opte pelos depósitos de períodos mais longos (dentro do curto prazo), nomeadamente a seis e 12 meses. Dessa forma garante essa taxa durante este período crítico de baixas taxas de juro. Compare os melhores depósitos.