Notícias

Onde investir 75 mil euros: risco mínimo a moderado

26 agosto 2015 Arquivado

26 agosto 2015 Arquivado

Um subscritor questionou a nossa equipa financeira sobre a melhor estratégia para investir 75 mil euros, diversificando por duas ou mais aplicações. “O objetivo é maximizar o rendimento tendo em conta um prazo de 10 anos e aceito um nível de risco mínimo a moderado.”

Por um lado, a possibilidade de manter o investimento por um prazo longo (10 anos) é um elemento favorável, pois alarga o espectro de produtos financeiros à disposição. Por outro, a definição do risco, por parte de cada investidor, tende a ser subjetiva. Neste âmbito, um risco dito “mínimo a moderado” pode ter interpretações bastante diferentes.

Assumindo que “risco mínimo” implica que as hipóteses de registar perdas no investimento são extremamente baixas, os Certificados do Tesouro Poupança Mais são a melhor solução, segundo a PROTESTE INVESTE. O reembolso e o pagamento dos juros são garantidos pelo Estado e o resgate do dinheiro pode ser efetuado a qualquer momento (após os primeiros 12 meses).

Se o investidor considera que risco “moderado” significa aceitar a hipótese de ter perdas para, como contrapartida, atingir um rendimento mais elevado, então uma carteira diversificada de fundos é uma opção interessante. Aliás, como o prazo de investimento definido é de 10 anos, a probabilidade de perda diminui sem colocar em causa o potencial de valorização de uma carteira de fundos.

Consulte a análise completa no portal PROTESTE INVESTE