Notícias

Obrigações do Tesouro até 10 anos com taxas baixas

04 setembro 2014 Arquivado

04 setembro 2014 Arquivado

As Obrigações do Tesouro apresentam um rendimento cada vez mais baixo. A cinco anos, não rendem mais de 0,5 por cento. A PROTESTE INVESTE recomenda vender.

Há algum tempo, as Obrigações do Tesouro eram a aplicação de capital garantido e baixo risco mais rentável do mercado, mas hoje o cenário é bem diferente. Nos últimos meses, o preço destes títulos aumentou, devido à estabilização dos mercados. As cotações subiram e as yields (ou seja, o rendimento) desceram. De tal forma que, nos títulos com maturidades mais curtas são mesmo negativas. 

A PROTESTE INVESTE comparou o investimento a cinco e dez anos nos três produtos de dívida pública: Certificados de Aforro (CA), Certificados do Tesouro Poupança Mais (CTPM) e Obrigações do Tesouro (OT). Para uma aplicação a 5 anos, os CTPM levam vantagem (3 por cento). Contudo, poderá render mais caso seja atribuído o bónus de 80% da taxa de crescimento do PIB, no quarto e quinto ano, se esta for positiva. A OT para uma maturidade próxima de 5 anos fica-se pelos 0,48% e nos 1,63% para cerca de 10 anos. 

Consulte a análise completa no portal PROTESTE INVESTE.


Imprimir Enviar por e-mail