Notícias

Novos Certificados do Tesouro rendem mais?

Os Certificados do Tesouro Poupança Valor vêm substituir os Certificados do Tesouro Poupança Crescimento, mas rendem menos. Ainda assim, a taxa é superior à média dos depósitos a prazo.

29 março 2022
Poupar dinheiro para Certificados do Tesouro

iStock

Chamam-se Certificados do Tesouro Poupança Valor (CTPV), foram lançados a 13 de setembro de 2021 e são os sucessores dos Certificados do Tesouro Poupança Crescimento, cuja subscrição foi suspensa. Quem tem esta série deve mantê-la, de preferência até à maturidade, dado que os títulos subscritos não desaparecem com os novos certificados. Além disso, rendem mais.

Os CTPV podem ser subscritos a partir de 1000 euros, nos canais habituais: AforroNet, CTT e Espaços Cidadão. À semelhança dos títulos anteriores, têm o prazo de sete anos e o pagamento de juros anuais é feito a uma taxa crescente. O rendimento, contudo, é mais baixo: 0,7% nos dois primeiros anos, subindo para 0,8%, 0,9% e 1% nos anos seguintes; no sexto e sétimo ano oferecem uma remuneração de 1,3% e 1,6% bruta. Em termos de taxa média, os novos certificados pagam 1%, se mantiver os títulos até ao fim, ou seja, 0,7% líquidos.  

O prémio em função do PIB também encolheu. Nos novos Certificados do Tesouro Poupança Valor, a bonificação aparece apenas a partir do terceiro ano e corresponde a 20% do crescimento médio real do PIB, ficando limitado a um máximo de 1,5% em cada ano.

Certificados do Tesouro rendem mais do que depósitos

Apesar de as taxas dos Certificados do Tesouro Poupança Valor terem baixado, esta nova série rende mais do que a maioria dos depósitos a prazo, o produto de poupança preferido dos portugueses. No início de setembro, a média de um depósito de 5000 euros a 12 meses era de apenas 0,06%, ou seja, um rendimento praticamente nulo e muito abaixo da taxa de inflação prevista pelo Banco de Portugal: 4 por cento.

Mas não deixe o seu dinheiro adormecido em depósitos com rendimento zero ou próximo disso, pois a inflação está a despertar e em pouco tempo verá que o seu dinheiro vale cada vez menos. No site da PROTESTE INVESTE, encontra outra soluções de investimento e pode até simular quanto rendem os títulos da dívida do Estado.

Se gostou deste conteúdo, apoie a nossa missão

Somos a DECO PROTESTE, a maior organização de consumidores portuguesa, consigo há 30 anos. A nossa independência só é possível através da sustentabilidade económica da atividade que desenvolvemos. Para mantermos esta estrutura a funcionar e levarmos até si um serviço de qualidade, precisamos do seu apoio.

Conheça a nossa oferta e faça parte da comunidade de Simpatizantes. Basta registar-se gratuitamente no site. Se preferir, pode subscrever a qualquer momento.

 

JUNTE-SE A NÓS

 

O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTESTE, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições.