Não perca o dinheiro da raspadinha
A raspadinha é o jogo mais popular da Santa Casa da Misericórdia. Todos os anos gastam-se milhares de euros neste entretenimento facilmente viciante. Perceba as regras deste jogo e veja como minimizar as perdas.
- Especialista
- André Gouveia e Magda Canas
- Editor
- Manuel Ribeiro , Filipa Nunes e Sofia Frazoa

As lotarias, como a raspadinha ou o euromilhões, não são um investimento. Aliás, o mais provável é perder todo o dinheiro apostado. A raspadinha é um entretenimento apreciado por muitas pessoas que jogam pelo “shot” de dopamina que é libertado no cérebro quando sai um prémio. Por que proporciona ganhos frequentes — mais imediatos do que o euromilhões — torna-se rapidamente viciante. Resista a permitir-se jogar de forma sucessiva, conheça melhor as regras do jogo e saiba como minimizar as perdas.
As raspadinhas não são todas iguais
Cada raspadinha é um jogo, em que é emitido um determinado número de bilhetes. Destes, só alguns têm prémio. Quantos mais bilhetes existirem com prémio, mais fácil será ganhar. Mas, regra geral, o maior número de prémios é compensado pelo menor valor dos mesmos. Por outras palavras, as raspadinhas que prometem o maior prémio são as mais difíceis de encontrar porque têm menos tiragem.
Por isso, quando raspar, procure pelas que “prometem” um prémio menor. E não se esqueça de que se trata de um jogo cuja probabilidade de ganhar o maior prémio é, quase sempre, “uma num milhão”.
Que raspadinha escolher?
Existem dezenas de raspadinhas diferentes disponíveis. Quando pegar numa raspadinha, vire-a e leia o regulamento. Preste especial atenção à percentagem do capital emitido distribuído como prémio. Quanto maior, melhor. Mais dinheiro está disponível para os apostadores.
Outro fator a ter em conta é a probabilidade de ganhar um prémio: quanto mais baixo for este número, melhor.
Se conhece alguém que gasta muito dinheiro em raspadinhas, diga-lhe que há um “jogo” mais vantajoso. Bastam 10 euros por semana, e não só não perde tudo constantemente, como há dez anos que tem sido sempre a ganhar. Conheça os conselhos da PROTESTE INVESTE sobre os melhores investimentos para o seu dinheiro.
Junte-se à maior organização de consumidores portuguesa
A independência da DECO PROTESTE é garantida pela sustentabilidade económica da sua atividade. Manter esta estrutura profissional a funcionar para levar até si um serviço de qualidade exige uma vasta equipa especializada.
Registe-se para conhecer todas as vantagens, sem compromisso. Subscreva a qualquer momento.
O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTESTE, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições. |