Notícias

Não invista em Obrigações do Tesouro

O rendimento das Obrigações do Tesouro em prazos até nove anos é inferior a um por cento. Até seis anos, o retorno é mesmo negativo.

06 março 2018
obrigacoes do tesouro

Thinkstock

A subida da cotação das Obrigações do Tesouro tornou-as pouco interessantes. Entre -1,5% e 2,1% é quanto vai obter se adquirir estes títulos à cotação atual e os mantiver até ao vencimento. Se vender antes do fim do prazo, pode perder dinheiro, já que a venda fica sujeita à cotação do título nessa data. Não recomendamos a compra.

Prazos até seis anos são para esquecer

Os títulos com maturidade até fevereiro de 2024 (seis anos) apresentam um rendimento negativo. A cotação subiu tanto que o montante que paga agora não será compensado pelo que receberá em juros, anualmente, acrescidos do valor de reembolso. Isto acontece em maturidades mais próximas, pois já não há tempo suficiente para recuperar o capital investido.

Nos títulos com maturidade superior a seis anos, o rendimento é positivo. No entanto, ainda não é o momento certo para investir . Quando as taxas de juro do mercado começarem a subir, e se verificar uma diminuição da procura destes títulos, a cotação das OT poderá descer e o retorno aumentar. 

Se ainda tem Obrigações do Tesouro, pode vender. A Proteste Investe analisou quais valem a pena vender e onde pode investir esse dinheiro.