Notícias

Melhores soluções de poupança a 5 anos

15 novembro 2013 Arquivado

15 novembro 2013 Arquivado

Fomos à procura de soluções de capital garantido para cinco anos. Os depósitos a taxa crescente quase desapareceram. Os novos Certificados do Tesouro arrasam a concorrência.

Se os depósitos de curto prazo, até 12 meses, não vão além dos 2,9% líquidos de remuneração, as aplicações de capital garantido até cinco anos também não rendem muito mais do que isso e os depósitos de médio e longo prazo são ainda menos rentáveis do que os de curto prazo, não superando os 2,5%. E são cada vez menos os bancos que apresentam, nos seus preçários, depósitos para estes prazos.

Para o prazo de cinco anos a melhor remuneração que encontra é nos Certificados do Tesouro Poupança Mais (3% líquidos no mínimo, ou seja, supondo que não há qualquer bónus motivado pelo PIB nos últimos dois anos). Mas este valor pode ser um pouco superior pois nos últimos 2 anos os juros terão um bónus igual a 80% da taxa de crescimento económico de Portugal. Simulando um cenário em que o crescimento seja 1,8% em cada um desses anos (igual à previsão do FMI para 2017 e 2018), a TAEL sobe de 3% para 3,4 por cento.

Consulte a análise completa no portal PROTESTE INVESTE.


Imprimir Enviar por e-mail