Notícias

Ganhe Mais no PPR: simule e faça crescer as suas poupanças

15 dezembro 2015

15 dezembro 2015

Compare o seu Plano Poupança Reforma com as nossas Escolhas Acertadas em www.ganhemaisnoppr.pt e saiba se está a perder dinheiro. Mostramos-lhe também onde pode fazê-lo render mais.

Descubra se tem o dinheiro aplicado no PPR certo com o nosso simulador. Basta ir até www.ganhemaisnoppr.pt, simular e comparar o seu rendimento com o das nossas Escolhas Acertadas. Uma delas rendeu 10,2% nos últimos três anos. Os nossos associados têm vantagens nas 4 Escolhas Acertadas.

Os números são claros: 99% dos Planos Poupança Reforma não oferece a melhor rentabilidade do mercado. Para provar que é necessário comparar um dos produtos de poupança mais populares para ganhar, relançamos a nossa campanha Ganhe mais no PPR. Esta ferramenta permite comparar o rendimento dos últimos três anos dos mais de 600 PPR existentes no mercado, sob a forma de fundo e seguro. 

Os PPR são um dos produtos de poupança de longo prazo mais comuns devido aos benefícios fiscais que ainda proporcionam. Por exemplo, uma baixa taxa de imposto de 8% no momento do resgate, caso sejam cumpridas as exigências legais relativas a este produto. O problema é que mais 90% do dinheiro aplicado em PPR está em produtos sob a forma de seguro com capital garantido, que são precisamente os menos transparentes e menos rentáveis. Grande parte dos aforradores poderia ganhar mais se optasse por um PPR mais indicado ao seu horizonte de investimento e perfil. 

São poupanças de longo prazo, mas a maior parte das pessoas que detém PPR não obtém um rendimento muito diferente dos depósitos a prazo. É verdade que os seguros de capital garantido têm a vantagem de garantir também um rendimento mínimo, mas cobram elevadas comissões (por subscrição, gestão e até no resgate), que diminuem o rendimento. 

Como utilizar o comparador
Aceda ao endereço www.ganhemaisnoppr.pt e selecione o PPR que tem atualmente. Em seguida, insira a sua idade. Depois, é só comparar.

No resultado da simulação fica a saber se deve ou não transferir e poderá visualizar o rendimento do seu PPR e o da melhor proposta para a sua situação. Esta comparação é feita com base no rendimento anualizado dos últimos três anos. Cabe-lhe a si a decisão de efetuar ou não a transferência do PPR, mas não se deixe vencer pela inércia, pois uma má decisão pode custar-lhe milhares de euros, já que estamos a falar de poupanças de longo prazo.

O meu PPR não está na lista
Verifique se o produto que tem é mesmo um PPR. Se for e não constar, selecione a a opção “O meu PPR não está na lista”, que surge na primeira linha da barra de pesquisa dos PPR. Isto porque existem PPR sob a forma de seguro e divididos em unidades de participação que não são publicados na lista da Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões (ASF). Nesse caso, sempre que surge um pedido com um desses produtos, os nossos analistas procuram as respetivas cotações, calculam o rendimento e depois adicionam o produto à base para que o simulador possa comparar a rentabilidade do seu PPR face às nossas recomendações. 

Protocolos para os 4 eleitos
Temos protocolos que isentam de comissões (exceto custo de gestão), oferecem bonificações e prémios de fidelidade anual. Se transferir um PPR no valor de 20 mil euros para o Optimize Capital Reforma PPR Acções, acresce um bónus de 200 euros. Ou seja, quem é nosso associado tem 1% sobre o montante da transferência e ainda um prémio de permanência de 0,75% por ano. Pode variar noutros produtos. As Escolhas Acertadas de PPR são quatro fundos: dois de capital garantido (PPR Garantia de Futuro e PPR SGF Garantido), para quem está a 10 anos da reforma; e dois sem capital garantido para quem esteja longe da reforma e aceite mais risco (o Optimize Capital Reforma PPR Moderado e o Optimize Capital Reforma PPR Acções).