Notícias

Encontre o banco com as melhores ofertas de investimento para si

28 novembro 2014 Arquivado
banco com as melhores ofertas de investimento

28 novembro 2014 Arquivado

Não deixe que o banco escolha por si. Procure as instituições financeiras com a melhor oferta para as suas necessidades de investimento.

A escolha de um banco pode ser feita com base num vasto conjunto de fatores, sendo uns mais objetivos e outros sujeitos a maior subjetividade. No entanto, quando se trata de investimentos é possível quantificar melhor quais os bancos mais interessantes para ter conta.

Por exemplo, se o seu objetivo é constituir um depósito a prazo, os “melhores” bancos serão aqueles que oferecem taxas de juro mais elevadas para o prazo desejado. Seguindo um raciocínio semelhante, um investidor em fundos ficará, teoricamente, mais bem servido se optar por um banco que comercialize um maior número das nossas escolhas acertadas. Por seu turno, quem se dedica ao investimento direto em ações beneficiará essencialmente de um preçário com baixos custos nas operações relacionadas com a negociação em bolsa. 

Depósitos: busque mais juros
Tendo por base a existência do Fundo de Garantia de Depósitos, o aforrador pode escolher qualquer banco coberto por este sistema, ou equivalente europeu, e preocupar-se apenas com a taxa de juro. Os depósitos até 100 mil euros encontram-se protegidos, sendo que esse montante aumenta se a conta tiver vários titulares. Por exemplo, 2 titulares terão uma garantia até 200 mil euros, 3 titulares 300 mil euros, etc.

Quando se trata de montantes consideravelmente mais elevados é importante ter em conta outros fatores, nomeadamente a solvabilidade da instituição financeira. No entanto, mesmo que o banco enfrente uma situação difícil, existem vários mecanismos que visam salvaguardar o património de todos os depositantes.

O exemplo mais recente foi a resolução aplicada ao Banco Espírito Santo. E na União Europeia, apesar da crise que atingiu o setor financeiro, todos os depositantes têm sido salvaguardados, sendo o caso cipriota uma clara exceção. Mesmo assim, se quiser jogar totalmente pelo seguro constitua a conta com vários titulares ou distribua o seu património por vários bancos.

Atualmente, os melhores bancos em termos de oferta de juros de depósitos não são as maiores instituições bancárias nacionais e internacionais. E as diferenças absolutas podem ser elevadas. Por cada 10 mil euros aplicados a 12 meses, o melhor dá-lhe mais 122 euros do que a média. Uma diferença que sobe para 227 euros quando comparamos com o pior.

Consulte a análise completa no portal PROTESTE INVESTE.


Imprimir Enviar por e-mail