Notícias

Depósitos: remuneração dos bancos só chega aos 2,7%

10 julho 2014 Arquivado

10 julho 2014 Arquivado

Na maioria dos bancos, o retorno fica abaixo de 1%, mas na banca online pode alcançar os 2,7 por cento. Se não reunir as condições para subscrever os melhores depósitos, os Certificados de Aforro são uma alternativa interessante.

Muitas vezes, os rendimentos não chegam para cobrir o aumento do custo do nível de vida. A inflação acaba por se tornar o principal inimigo das poupanças.

Mas as previsões da inflação para este ano indicam valores baixos, próximos de zero. É o caso da estimativa do Banco de Portugal, que aponta para 0,2%.

Se tem uma folga no orçamento e está a pensar aplicar o subsídio de férias em depósitos, saiba que a maioria deverá proporcionar rendimentos reais positivos (apesar de as taxas de juro estarem baixas atualmente).

Em média, um depósito de 12 meses irá render 0,8% de retorno líquido. As melhores taxas são a 3 meses e na banca online: para as contas dos novos clientes, o Banco Best paga 2,7% líquidos logo no início do depósito, seguido de 2,5% pelo Banco BIG. O Banco Carregosa remunera a 2,4%, com montantes entre 5.000 e 50 mil euros.

Pode conhecer as melhores ofertas de depósitos até 12 meses no portal da PROTESTE INVESTE.

Certificados de Aforro são uma opção a considerar
Apesar de, em julho, a taxa dos Certificados de Aforro (série C) ter descido ligeiramente (de 2,4 para 2,3%), esta continua a ser uma alternativa interessante na área dos depósitos.

Até ao final de 2016, a remuneração bruta dos Certificados de Aforro resulta da soma da taxa base com um prémio fixo de 2,75%. A taxa base é calculada em função dos valores da Euribor a 3 meses (E3), da seguinte forma: 0,85 x E3 + 0,25, onde E3 representa a média dos valores da Euribor a 3 meses, observados nos 10 dias anteriores. O resultado é arredondado à terceira casa decimal. À taxa base é acrescentado um prémio de 2,75%, que se manterá em vigor até 31 de dezembro de 2016. Deste mecanismo não pode resultar uma remuneração superior a 5%. Esta taxa é determinada mensalmente, no antepenúltimo dia útil do mês, para vigorar durante o trimestre.

Se procura uma aplicação de capital garantido e de baixo risco, para prazos inferiores a 3 anos, os nossos especialistas recomendam os Certificados de Aforro. O simulador da PROTESTE INVESTE permite-lhe calcular quanto pode ganhar caso opte por este investimento.