Notícias

Depósitos: proteja o seu dinheiro da crise

22 novembro 2013 Arquivado

22 novembro 2013 Arquivado

Best e Big têm os depósitos mais seguros, mas há um banco em que deve evitar aplicar.

Para avaliar o risco dos depósitos bancários, a PROTESTE INVESTE aplicou 4 testes aos balanços anuais dos 21 bancos que oferecem depósitos a prazo em Portugal. Apenas 2 bancos reúnem condições para poderem ser classificados como os mais seguros: Banco Big e Best Bank. Como também estão entre os mais generosos no pagamento de juros, não há dúvida que são bons destinos para as suas aplicações de curto prazo.

Na cauda da classificação surge o único banco no qual deve evitar constituir depósitos, devido a ter um risco elevado: o Banco de Caja España de Inversiones, Salamanca y Soria, que opera em Portugal com a marca Caja Duero. Fechou o ano passado com capitais próprios negativos. Em rigor, isto significa uma falência técnica.

Se tem depósitos em qualquer um dos bancos, beneficia de um mecanismo de proteção, o Fundo de Garantia de Depósitos, que protege o valor depositado até um montante de 100 mil euros por depositante titular. Caso disponha de mais de 100 mil euros, reparta por mais do que um banco ou coloque outro titular de conta em cada banco. Se a sua conta tiver 2 titulares, a proteção sobe para 200 mil euros.

Todavia, a garantia não é absoluta, pelo que além de comparar as condições de rendimento e de liquidez que são oferecidas por cada banco, deve também ponderar a escolha da instituição para constituir depósitos.

De acordo com a análise da PROTESTE INVESTE, há diferenças significativas e existe um banco a evitar dado o risco elevado dos seus depósitos. Nos restantes casos, compare as condições entre os vários bancos, nomeadamente o rendimento, a possibilidade de mobilização antecipada e a respetiva penalização nos juros. Se, todavia, não pretender mudar de banco, então procure negociar as melhores condições na instituição na qual já é cliente. Consulte a análise completa no portal PROTESTE INVESTE.


Imprimir Enviar por e-mail